|
Lazaro, Sr. Xichão e a Secretária Aldezia |
Com o inicio de uma nova gestão do Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio, a secretária Aldezia Ferreira e Lazaro Alves de Lima, do Programa Bolsa Família, receberão na manhã de terça-feira, 24/01, o Sr. Francisco Canindé do Nascimento, conhecido por xichão, que fez o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família. Na ocasião eles parabenizaram pelo gesto e exemplo de cidadania. Milhares de famílias recebem o Bolsa Família mensalmente e a cada mês novas famílias entram no programa como também outras saem por não necessitarem mais do benefício.
Ele mora no povoado de Lagoa de Cobra, zona rural de Santo Antônio, e com 57 anos ficou viúvo, no qual foi beneficiado com uma pensão por morte da sua esposa. O Sr. Francisco, era beneficiado do programa desde 2003. “Fiz questão de pedir que passassem o benefício para uma pessoa mais carente”, conta Sr. xichão. Para a secretária Aldezia, esse é um grande exemplo de cidadania e enfatiza que a nova gestão fará um trabalho voltado para as famílias mais vulnerareis e moralização do Programa Bolsa Família.
Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em todo o País, 2,8 milhões de famílias já deixaram o Bolsa Família por meio do desligamento voluntário ou por optarem por não se recadastrar, desde a criação do programa, em 2003. Aqueles que se desligaram espontaneamente passaram a ganhar mais do que os R$ 140 mensais, por pessoa, estipulados.
O que é o desligamento voluntário?
É quando uma família por livre e espontânea vontade diz não precisar mais do benefício e pede o desligamento voluntário, para dessa forma não receber mais o benefício. Essa simples ação dá a oportunidade a outra família de participar do programa, pois abre uma vaga. Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais nunca fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar a condição anterior de vulnerabilidade social. Antes de tudo, o desligamento voluntário ajuda também o Governo Federal a identificar as famílias que tiveram melhorias e como o programa favoreceu nessa melhoria vivenciada pela família.