|
Foto: Reprodução/Internet |
O Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados e Hardware Reconfigurável (GPSEHR) do Departamento de Engenharia da Computação e Automação (DCA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveu um projeto que pretende revolucionar a interação com a internet, a Haptic Glove Device (luva de internet tátil) que permitirá ao usuário sentir peso e textura de objetos virtuais e servirá como plataforma de testes nas pesquisas de internet tátil.
A equipe formada pelos alunos de mestrado Matheus Fernandes Torquato, Daniel Holanda Noronha e de doutorado José Claudio Vieira e Silva Junior, sob orientação do professor Marcelo Fernandes do DCA, ganhou o primeiro lugar da etapa local da Intel Embedded Systems Competition 2016 realizada no Instituto Metrópole Digital (IMD), classificando-se para a etapa nacional da competição, realizada no VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering (SBESC-2016) em João Pessoa. O grupo ficou em terceiro lugar dentre aproximadamente 60 projetos de todo o Brasil.
Parte essencial do projeto é a cooperação com o grupo do Centre for Telecommunications Research (CTR) do King’s College London, Reino Unido. O professor Marcelo Fernandes conta que tudo surgiu a partir da visita à universidade britânica. “O projeto surgiu em 2015 quando eu fui para a Inglaterra, para o King’s College London, trabalhar com o professor Mischa Dohle que é uma referência em pesquisas na área. Lá desenvolvemos o sistema e pouco antes de eu voltar para o Brasil o professor Mischa propôs um desafio para que tentássemos realizar a primeira conexão de internet tátil intercontinental entre Brasil e Inglaterra, consolidando nossa parceria com um aperto de mãos virtual”, lembra. Esse cumprimento simbólico está previsto para ocorrer em 2017 e demonstrará o êxito da parceria entre os dois grupos de pesquisa.