ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

RN RECUPERA HEGEMONIA BRASILEIRA NAS EXPORTAÇÕES DE PEIXES E CAMARÕES

Um total de 35 mil toneladas, sendo 20 mil de peixes e 15 mil de camarões. Este deve ser o resultado das exportações de pescados do Rio Grande do Norte neste ano até o fim deste mês. É o que estima o subsecretário da Pesca no Estado, Antonio-Alberto Cortez, que se um lado comemora o retorno da hegemonia do Estado nas exportações do Nordeste, por outro lado lamenta a seca prolongada que prejudicou a pesca artesanal, com desaparecimento de açudes e lagos.

Na pesca industrial ou oceânica, Cortez destaca a implantação do Programa de Equalização Econômica do Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras, que trouxe descontos de 17% no preço dos combustíveis. Apesar de boa parte da frota oceânica não ter aderido ao programa, quem fez parte dele está colhendo bons frutos e não pretende sair. “Outros países oferecem subsídios ao setor pesqueiro e o Brasil agora está fazendo sua parte para que possamos pescar em águas internacionais nas mesmas condições”, disse Cortez.


Já na pesca artesanal, Cortez não nega que ficou uma certa frustração – não por conta da falta de ações, e sim por causa da seca – que causou o esvaziamento de rios, açudes e lagos. “Sem chuva é difícil agilizar programas como o Aquicultura Familiar, mas ainda bem que desta vez estes pescadores vão receber o seguro da previdência porque a situação não é nem de queda de volume de água, e sim de seca mesmo”, explica Cortez.

Para contrabalançar estragos climáticos, Antonio-Alberto Cortez revela que o melhor mesmo veio com a concessão e agilização das licenças ambientais, que facilitou – para os produtores de bons lençóis de água – o cultivo de diversas espécies, o que incluem as exóticas, como o peixe panga, voltado para viveiros escavados. “Temos mais alternativas para a produção, além da tilápia. Agora precisamos fazer um censo do setor de pesca do Estado para termos números mais completos”, disse Cortez. A tilápia rende uma produção de 4,5 mil toneladas por ano.

Ao todo a produção de peixes chegará – até o fim deste ano – a 20 mil toneladas e isso inclui o salmão pescado em alto mar, cuja produção é de três mil toneladas. Quanto à carcinicultura, Cortez não escondeu a felicidade da produção ter atingido – ano passado – 15 mil toneladas. Para este ano, Cortez acredita que o número será um pouco maior, principalmente porque o vírus da mancha branca foi contido e muitos produtores apresentaram inovações tecnológicas.

O ideal, segundo Cortez, era o Rio Grande do Norte ter três ciclos de invernos completos, o que mudaria a situação dos pescadores artesanais. Hoje, em todo o Estado, há mais 30 mil trabalhadores da pesca, dos quais 25 mil são de artesanal e cinco mil da oceânica. Há ainda outros 50 mil trabalhadores ligados à cadeia produtiva da aquicultura – que absorve a piscicultura e carcinicultura. No âmbito federal, Cortez lamentou a retirada de status da pesca de ministério para uma secretaria dentro da agricultura.





Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA