O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.
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WORKSHOP APONTA CAMINHOS PARA RETORNO DO TURISTA INTERNACIONAL AO RN
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No hotel onde Clécio Costa trabalha, em Ponta Negra, as reservas para hóspedes que vinham de outros países caiu em cerca de 70% com a pandemia: “Depois da pandemia a gente teve uma diminuição muito grande, em mais de 70%. Da Argentina caiu a quase zero e o europeu começou a voltar e está em 15%”, disse ele. Para reverter esse quadro, é necessário ter um produto estruturado, com infraestrutura turística de qualidade, rotas temáticas integradas e um planejamento estratégico, contando com capacitação nacional e internacional dos players.
Essas foram algumas orientações repassadas pela técnica da Gerência de Promoção Internacional de Turismo Cultural da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Angela Baltazar, que ministrou nesta terça-feira (6) o Workshop Inteligência de Mercado, promovido pelo Sebrae/RN em parceria com a Embratur e apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
“Para atrair o mercado internacional, tem que cuidar, sim, da infraestrutura turística porque não adianta ter uma baita campanha publicitária de marketing para o turista chegar aqui e o lugar estar depredado ou não ter hotel ou restaurante bom”, disse ela, apresentando os números do Ministério do Turismo que apontam para uma aprovação da estrutura de hospedagem, bares e restaurantes do RN.
Segundo mostrou, o turista busca conhecer o destino por fotos, jornal, souvenirs, histórias de amigos, redes sociais e cria sentimentos e emoções. Por isso a necessidade de não decepcioná-lo quando esse chegar ao destino. “Acredito que, com certeza, investindo em promoção internacional, investindo em presença digital, investindo em participação nos principais eventos internacionais, para se promover, se consegue se vender mais lá fora”, disse.
Angela mostrou que em 2019 chegavam ao Brasil 6,3 milhões de turistas e que caiu para 4,2 milhões neste ano. Eles continuam sendo da Argentina, em maior número, Estados Unidos e países que fazem fronteira com o Brasil. A expectativa é que o faturamento total no setor no País se equipare a 2019 (R$ 201,2 bilhões), ou seja, se recupere.
Até 2020, o Rio Grande do Norte era a 13ª porta de entrada dos visitantes internacionais. Os dados apresentados mostram que são os turistas latino-americanos os que mais procuram o turismo de sol e mar, mas também há grande parcela de portugueses, holandeses, americanos e canadenses no ranking dos dez mercados emissores.
“Então, primeiramente, eu acho que sempre tem que estar revitalizando a infraestrutura turística do que é ofertado para o turista. Acredito que tem que melhorar a malha aérea, principalmente internacional, porque a logística é o modo como se chega aqui”, analisa Angela Baltazar.
No workshop, Clécio, personagem que abre essa matéria, e outros representantes do trade turístico corroboraram com ela. “Temos poucos voos e muito caros. Isso já deixa outros destinos mais em conta na frente. Então, se o aéreo baixar um pouquinho, eu acho que atrairia mais gente”, avalia o gerente comercial de hotel.
É a mesma visão que o gerente comercial e marketing de receptivo, Wendell Lopes, diz ter, porém, ele aponta que a infraestrutura da cidade também precisa estar preparada para receber os visitantes. “As vias estão precisando de melhorias, a sinalização da nossa orla deixa muita desejar. Sentimos uma necessidade muito grande de placas de sinalização turística. Um workshop como esse ajuda muito porque faz com que a gente absorva informações para correr atrás do turista certo”, ressaltou.
Contribuições vão servir para definir estratégias
De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, as contribuições oferecidas devem servir para os participantes, que incluía também gestores públicos, desenvolverem estratégias.
“Não só relacionados ao turismo diretamente, como à linguagem, sinalização, questão de infraestrutura de acesso, de educação, estrutura de saúde mesmo, porque o turista acaba utilizando desses serviços que a população local também utiliza e quando o destino é bom para a população local, é bom também para o turista”, explicou.
Ele ressalta que o turismo está concentrado no litoral, mas também despontando para o interior com novos destinos, como o Geoparque Seridó; as serras, como em Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Martins, Portalegre, que têm um clima diferenciado; o turismo religioso na região Trairi; Mossoró com o polo Costa Branca.
“O Sebrae já vem há alguns anos fomentando e estimulando esse turismo no interior e precisa dos outros entes, como a secretaria de Turismo do Estado, que faz o trabalho de promoção, de capacitação e fortalecimento das governanças, que é o entrosamento com o setor privado. As prefeituras municipais, estruturando desde o básico, com os acessos, sinalização”, pontua o gestor do Sebrae.
Estadão A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. O País, porém, está rachado em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos. “Os resultados mostram que a Lava Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio”, disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. “Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta.”
As inscrições para a I Mostra Anchieta Fernandes de Filmes Potiguares, promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte – ABDeC/RN, podem ser feitas até a próxima segunda-deira (28). A Mostra faz parte da programação do I Fórum Audiovisual do Rio Grande do Norte, que acontece dias 2 e 3 de abril. O evento tem como objetivo reunir realizadores, produtores e demais profissionais do audiovisual do estado e dar visibilidade às produções potiguares. Nesta primeira edição, será homenageado o jornalista, poeta e pesquisador cinematográfico Anchieta Fernandes. Nascido em Caraúbas, foi um dos provocadores da geração do poema processo e autor do livro “Ecran Natalense”. Para participar, os interessados podem inscrever filmes de curta metragem, com temática e gêneros livres, com duração de até 20 minutos. O material também deve ter sido finalizado a partir de 2013. No total serão destinados na mostra 45 minutos para filmes de Natal e Reg...
Prefeito, vice-prefeito e secretária com vereadores e equipe da saúde do posto em Redenção O prefeito municipal de Santo Antônio, Josimar Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (09) da reabertura do posto de Saúde do distrito de Redenção, a unidade iniciou com a retomada dos serviços médicos à população, o prefeito conheceu a nova equipe de trabalho da saúde do distrito e ao mesmo tempo conversou com a população que estava presente na unidade. Segundo o novo diretor do posto de saúde de Redenção, João Mendonça, os serviços começam a parti de hoje, porém com algumas restrições devido as condições como foi entregue a situação da unidade, Josimar ainda pode presenciar o primeiro atendimento do ano que foi o paciente seu Luiz, o prefeito tem percorrido e acompanhado de perto nessas duas semanas de gestão todos os setores da administração. "Estamos fazendo o possível para atender as necessidades da população neste primeiro mo...
Funcionários da JC e da Onça Brava Aproximadamente duas décadas no mercado de confecções e serviços em Santo Antônio, a loja que veste o Agreste, JC Ferreira Confecções e a nova MARCA que vem ganhando força e a cada dia vem vestindo com elegância o público masculino e feminino a "ONÇA BRAVA" A FERA QUE VESTE VOCÊ, realizaram juntas a confraternização de final de ao para os seus funcionários e amigos. A confraternização aconteceu na noite deste sábado ( 17), fundada pelos irmãos Josimar Custódio e Josimilson Custódio, a JC Ferreira durante todos esses anos além da geração de emprego, tem se tornado uma verdadeira família para milhares de pessoas que passaram pela loja como funcionário ou não, porém os irmãos foram mais além, criaram a MARCA "ONÇA BRAVA" uma forma de inovar no quesito confecções, como também de levar o nome da cidade, Muito emocionado e licenciado das atividades da loja, onde assumirá o executivo municipal em Janeiro de 2017, o prefe...
Às vésperas de entrar em vigor neste sábado, 11, a reforma trabalhista, sancionada em julho pelo presidente Temer, promete no prazo de um ano aumentar e muito as vagas disponíveis no comércio varejista que, junto com o setor de serviços, lidera a oferta de empregos no mercado de trabalho em Natal. Pelo menos essa é aposta do presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Augusto Vaz, dentro do que ele considera uma “revolução tardia” na obsoleta Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Inspirada na Carta del Lavoro, do líder fascista italiano Benito Mussolini e que rege a legislação brasileira desde os tempos do presidente Getúlio Vargas. A novidade, entre tantas outras trazidas pela reforma, amplia o peso das negociações entre empresas e sindicatos ou empregados, permitindo que esses acordos se sobreponham ao legislado. É o chamado “acordado” sobre o “legislado”, que flexibiliza interesses de empregadores e empregados, com a vantagem de manter direitos dos trabalhadores ...
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