Cerca de 1.250 refeições no sabor da gastronomia do sertão potiguar serão servidas diariamente pelo Restaurante Universitário do Hospital Universitário Ana Bezerra (RU-Huab), primeiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no interior do estado.
A presidente do Diretório Central dos Estudantes do Campus Santa Cruz, Larisse Bezerra Santos, ao valorizar a conquista dos alunos, expressou na última sexta-feira, 20, durante a inauguração, que o diretório continua lutando por mais melhorias no Campus Santa Cruz. O Superintendente do Huab de Santa Cruz Claudia Rubin Costa agradeceu aos parceiros e considerou uma quebra de paradigma da assistência estudantil pública na formação superior no interior do Rio Grande do Norte. “Assistência acadêmica é uma necessidade prioritária e saudável”, declarou.
Após ouvir do Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, sobre a administração compartilhada no Campus Santa Cruz, a reitora frisou que a gestão da Instituição trabalha para expandir a Universidade no interior. “Somos parceiros do desenvolvimento econômico e social do estado e, por isso, trabalhamos diariamente com novos projetos para continuar crescendo”, informou Ângela Maria Paiva Cruz. “Pedimos mais 40 vagas para Medicina no interior a partir do próximo ano, assim como uma assistência estudantil mais qualificada e uma pós-graduação estratégica para as necessidades regionais”, expôs a reitora.
Participaram, também, da inauguração do RU Santa Cruz, o pró-reitor em exercício de Assistência Estudantil, Paulo Campus, a representante da prefeitura do município e diretora do Hospital Regional Aluízio Bezerra, Maria do Rosário de Carvalho, servidores e estudantes da Facisa e do Huab, além de representantes da Câmara Municipal e demais setores da sociedade civil do município.
Estrutura do RU Santa Cruz
Um dos laboratórios para o Curso de Nutrição da Facisa, o primeiro RU do interior é fruto de uma parceria entre o Huab, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Facisa e a UFRN. Ocupa uma área de 541 m2 dentro do hospital e funciona das 6h30 às 19h, servindo café, almoço e jantar aos usuários da Faculdade e do Huab.
Sob a coordenação da chefe Natália Amorim, a equipe dos cinco nutricionistas, quatro cozinheiras, copeiros, auxiliares e técnicos, trabalha um cardápio variado baseado na gastronomia regional do sertão potiguar.
O investimento de cerca de R$ 1 milhão é proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Governo Federal, que financia, também, os auxílios moradia, transporte, óculos, atleta, creche, assistência médica, odontológica e laboratorial, coordenados na UFRN pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae).