O Rio Grande do Norte tem 150 novos casos de câncer infantojuvenil por ano e no Brasil o número atinge aproximadamente 13 mil registros anuais. Sob a preocupação do diagnóstico precoce da doença, este mês de setembro será marcado com a cor dourada, em alusão a campanha Setembro Dourado, que será lançada nesta quarta-feira (31).
De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), Rilder Campos, que repassou os dados dos registros da doença, o câncer infatojuvenil, se identificado logo, tem 90% de chance de cura.
Isso sem falar, afirma o presidente da Coniacc, da escassez de médicos pediatras e pediatras especialistas em oncologia no Brasil. “Muitas vezes a criança vai a óbito e não inicia o tratamento porque não teve o diagnóstico”, diz.
A Setembro Dourado quer estimular esse debate e alerta os responsáveis por crianças e adolescentes quanto à necessidade de se ficar atento aos cuidados com a doença logo que ela apresenta os primeiros sintomas.
A iniciativa da campanha é da Coniacc e, em Natal, participam da ação as Casas de Apoio Durval Paiva e GACC/RN, também os hospitais de referência no tratamento, Policlínica/LIGA e o Hospital Infantil Varela Santiago.
Na capital potiguar, a campanha faz parte do calendário oficial de eventos do município através da Lei Municipal nº 6.540, de 13 de julho de 2015, que institui o Setembro Dourado como o mês de incentivo ao diagnóstico precoce em crianças e adolescentes.
As atividades terão início com o lançamento oficial hoje, às 9h, no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, seguido de ações educativas nas unidades de saúde da cidade nos dias: 05/09 - Nova Descoberta, 16/09 - Nova Natal, 21/09 – Alecrim, 23/09 – Oeste e 28/09 - Bela Vista.
Fechando a programação, vai acontecer no dia 25/09 um passeio ciclístico com saídas da Casa Durval Paiva, GACC/RN, Policlínica/LIGA e Hospital Infantil Varela Santiago e concentração final no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.