|
Foto: Agência Brasil |
As secretarias de saúde do Estado (Sesap) e de Natal (SMS) informaram em nota conjunta que estão realizando todo o trabalho de monitoramento orientado pelo Ministério da Saúde para evitar que o vírus do sarampo se espalhe pelo Rio Grande do Norte. Depois de 19 anos, Natal registrou o primeiro caso da doença.
Trata-se de um homem de 54 anos que viajou recentemente a São Paulo, onde ocorre o surto da doença. Ao retornar ele apresentou os sintomas da doença e foi atendido no Hospital Giselda Trigueiro. O material necessário foi recolhido para exames e todos os que tiveram contato com ele foram ou estão sendo imunizados.
De acordo com as secretarias, o bloqueio viral deve ser concluído neste sábado. O monitoramento de todos os que tiveram contato com o paciente será realizado pelos próximos 30 dias. “Além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal”, informa a nota.
Confira a nota na íntegra:
NOTA INFORMATIVA CONJUNTA (SESAP/SMS)
O CIEVS Natal recebeu por volta das 16 horas o dia 25 de julho de 2019, a notificação de um caso suspeito de sarampo advinda do Hospital Giselda Trigueiro, segundo esta o paciente foi atendido neste hospital referindo febre, tosse, conjuntivite e exantema. O CIEVS Estadual e Nacional foi acionado sobre o caso suspeito de forma oportuna.
O paciente é do sexo masculino, 54 anos, com histórico de viagem recente para o Município de São Paulo/SP no período de 07/07 a 11/07/2019, o qual foi avaliado pelo médico infectologista, e o material necessário foi coletado e encaminhado para análise (Sorologia e RT-PCR para sarampo; dengue e rubéola).
A investigação ocorreu com o paciente, com familiares e comunicantes, que tiveram contato com o mesmo durante seu período de transmissibilidade. Procedida a investigação e diante do quadro clínico suspeito, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram adotadas, ou seja, todos os comunicantes foram contatados e dentro dos critérios vacinais os mesmos foram imunizados ou estão em processo de imunização com a vacina tríplice viral, logo o bloqueio oportuno foi realizado e tem previsão de término no dia 27/07.
Informamos que o monitoramento de todos os comunicantes será realizado pelos próximos 30 dias, além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal.
A Secretaria Estadual de Saúde, Regionais de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informam que todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas de forma efetiva, e que a equipe da Vigilância Epidemiológica continuará suas atividades visando o bem-estar da população do Estado do Rio Grande do Norte.