ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

SESAP DEBATEU SOLUÇÕES ASSISTÊNCIAIS À SAÚDE EM CANGUARETAMA E REGIÃO AGRESTE POTIGUAR



Reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira

“Precisamos  do apoio dos prefeitos da região para discutir e dar andamento, com urgência, a uma solução regional no agreste potiguar”, foi o que pontuou o secretário de saúde do Estado, Cipriano Maia durante reunião realizada durante toda a manhã desta segunda-feira (29) com representações do agreste potiguar e Ministério Público para tratar soluções assistenciais à saúde para a população da região, após a interdição do Hospital Regional de Canguaretama realizada pela Vigilância Sanitária na última semana. 

Durante a reunião, a promotora Iara Pinheiro disse que existe, atualmente, uma pulverização nos recursos destinados à saúde no RN e defendeu que eles sejam aglutinados. “A Promotoria tem foco no custo da operação e no atendimento de qualidade para a população, a partir de um trabalho realizado desde 2011 com a encomenda de pesquisas conseguimos observar que isso será possível quando a rede for organizada a partir da lógica de racionalização, com um hospital por região que atenda com foco no pronto atendimento hospitalar e cirurgias eletivas”, destacou. 

“Nesse contexto, foi formalizado um Termo de Ajuste de Conduta com a Sesap, em 2017, para promover mudanças ou readequação na rede hospitalar do estado, seguindo essa lógica da racionalização. Com base num estudo da Secretaria entregue também naquele ano, observou-se que outros dois hospitais da região tinham maior capacidade de investimento, o de São José de Mipibu e Santo Antônio, novamente solicitamos à Suvisa a inspeção do local e como constatado não há condições de trabalho na unidade, então não há sentido a Promotoria obrigar ou atuar para a reestruturação do atendimento no hospital em Canguaretama”, afirmou Iara Pinheiro. 



Com a interdição do hospital, a Sesap tem promovido diálogo e buscado alternativas para não deixar a população sem assistência. Com 35 leitos e ainda que a média mensal no número de atendimentos em 2019 tenha sido de 52 consultas, 17 internamentos e 4,8 cirurgias eletivas, a Secretaria está retomando os debates com os prefeitos da região, para canalizar recursos ao hospital, construindo mais um pronto atendimento de urgência, leitos de retaguarda e promovendo a realização de cirurgias eletivas, e, junto a isso, maior utilização desse espaço. Para a retomada das atividades do hospital, o setor de engenharia da Sesap estimou uma obra no valor de R$ 2,430 milhões. 

“Mesmo com a crise fiscal que é de conhecimento de todos, nosso objetivo é organizar o SUS em todo o Estado e buscaremos fazer isso através da regionalização, herdamos o TAC e estamos fazendo de tudo para organizar hospitais mais resolutivos, mas esse processo de pactuação dos municípios é muito importante”, declarou Cipriano Maia que ressaltou que a população da região não ficará sem assistência. “Enquanto dialogamos para definir os ajustes no hospital de Canguaretama, vamos realocar pessoal e serviços para as unidades da região, de forma regulada e garantindo o atendimento”. 

Já nesta terça-feira (30), o setor de Recursos Humanos da Sesap se reunirá com os servidores de cada categoria do local, para definir o remanejamento dos profissionais, de forma articulada e ponderada, prioritariamente para as unidades mais próximas da região e de maneira a garantir, dentro da lei, os direitos dos funcionários. 

Na reunião, também estiveram presentes a Promotora de Justiça do Ministério Público, Iveluska Lemos (de Canguaretama), a prefeita de Canguaretama Fátima Marinho, o prefeito da cidade de Brejinho e também presidente da Associação dos Municípios do Agreste Potiguar, João Gomes, representante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, a subcoordenadora de Vigilância Sanitária do Estado (Suvisa), Leila Matos, e técnicos da pasta da saúde da Sesap. 

Após o encontro, os gestores reuniram-se com servidores lotados no Hospital Regional de Canguaretama, representantes da população do município e SindSaúde para apresentar a situação discutida na reunião e os próximos passos a serem tomados que garantirão o atendimento à população.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA