COVID MATOU MAIS CRIANÇAS NO PAÍS QUE DOENÇAS COM VACINA EM 15 ANOS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Desde o início da pandemia, 1.148 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid-19 no país. Apesar de representar apenas 0,18% dos óbitos pela doença, o número supera o total de mortes por doenças previníveis com vacinação ocorridas entre 2006 e 2020 no país e explicam o porquê da pressa dos médicos em iniciar a vacinação infantil.
O UOL consultou o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, e contabilizou, entre 2006 e 2020, 955 bebês e crianças até nove anos que morreram por doenças "reduzíveis pelas ações de imunização".
Em 2020, a tuberculose e o sarampo foram as principais causas das 30 mortes registradas nessa faixa etária de doenças imunopreviníveis:
- Tuberculose do sistema nervoso - 10
- Sarampo - 10
- Coqueluche - 4
- Meningite por Haemophilus - 3
- Tuberculose miliar - 2
- Hepatite aguda B - 1
Por conta dos bons resultados da vacina contra a covid-19 aplicada em crianças pelo mundo, a aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na quinta-feira, para o uso do imunizante da Pfizer para menores de 5 a 11 anos foi comemorada por especialistas e sociedades científicas médicas.
Entretanto, a decisão teve reações negativas de pessoas que criticam vacinas, como o presidente Jair Bolsonaro, que se enfureceu ao saber da aprovação e ainda prometeu, em live em suas redes sociais, divulgar os nomes dos diretores do órgão que aprovaram a uso da Pfizer para crianças. Em nota, a Anvisa repudiou a ameaça e reforçou que suas medidas se baseiam apenas em evidências científicas.
Com informações de UOL
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos