EM SANTO ANTÔNIO, POLÍCIA MILITAR, GUARDA MUNICIPAL E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE SE REÚNEM COM RESPONSÁVEIS DE VÉICULOS DE PUBLICIDADE PARA COIBIR POLUIÇÃO SONORA NO MUNICÍPIO
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Até que enfim tomaram uma providência em relação a um dos problemas que mais tem sido motivo de reclamação da população de Santo Antônio-RN. Na última sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio realizou uma reunião com proprietários de paredões e paredinhas e responsáveis pelos veículos de som, o encontro teve como pauta principal disciplinar e orientar esses profissionais do ramo da publicidade para que ambos cumpra a legislação ambiental referente a poluição sonora. A reunião contou com a presença do comandante do Pelotão da Polícia Militar, Sargento Calesberg, e representantes da Guarda Municipal, onde na ocasião foi discutido ações integradas para a realização da fiscalização e controle das emissões de sons acima dos padrões permitidos que têm causado perturbação de sossego e incômodo a população.
Na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Izaque, apresentou os parâmetros da utilização de som no âmbito do município, os níveis de emissão sonora permitidos, a regularização do serviço e as penalidades previstas por quem descumprir a legislação ambiental.
Na ocasião, ainda da pauta, foi discutido um plano de atuação junto aos órgãos de segurança locais para realizar a fiscalização no sentido de combater a poluição sonora e os efeitos indesejáveis e perturbadores de sossego provocados por ruídos acima do limite permitido. A primeira fase da fiscalização consiste no trabalho de orientação mediante a aferição dos níveis de emissão sonora, a segunda na advertência verbal ou por escrito para cessar a eventual irregularidade, e a terceira em aplicação das penalidades legais em caso de descumprimento da lei.
O comandante da PM, Sargento Calesberg, parabenizou a iniciativa do poder público municipal em promover a discussão e buscar a parceria para atuar no combate à poluição sonora, causador de danos à saúde pública e ao meio ambiente. O oficial disse estar à disposição e defendeu uma atuação integrada entre os órgãos do Município e a Polícia Militar para assegurar o controle nos níveis de som no território municipal e, consequentemente, a manutenção da ordem social.
Ainda na oportunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o cadastramento dos proprietários de som e responsáveis pelos veículos propagadores de ruídos que estiveram presentes, onde também assinaram um termo de compromisso se comprometendo em respeitar e cumprir as normas discutidas e estabelecidas em lei. Os demais que utilizam equipamentos sonoros no município deverão procurar a secretaria municipal de Meio Ambiente para efetuar o cadastro e assinar o referido termo assumindo compromisso em cumprir o que estabelece a legislação ambiental.
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