ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

MAIS DE 1500 PROFISSIONAIS SÃO QUALIFICADOS PELA SESAP PARA ATENDER CASOS DE INFARTO NO RN

 


Com o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com problemas cardiovasculares no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira 31 a nova Estratégia para o Fortalecimento da Linha de Cuidado aos Portadores de Doenças Cardiovasculares.

Como primeira ação dessa estratégia, a Sesap vai iniciar um curso de qualificação para 1517 profissionais de 35 unidades de saúde, prioritariamente na Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de melhorar o manejo terapêutico do infarto agudo do miocárdio. O curso inicia em abril e segue até junho, dividido em 18 turmas. “Esse processo é tecido a muitas mãos e envolve a atuação em todas as frentes. Nós vamos treinar os profissionais de saúde para avançar no cuidado para salvar vidas. Nossa experiência vai servir para uma qualificação mais efetiva para todo o Estado do Rio Grande do Norte”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia, durante a apresentação.

A capacitação, assim como a formatação da estratégia, conta com a parceria de instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Ao lado do infarto, a nova estratégia proposta pela Sesap vai tratar também de casos de acidente vascular encefálico, hipertensão arterial, diabetes e pé com risco de amputação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2019 a proporção de óbitos por problemas no aparelho cardiovascular no RN gira em torno dos 26%, sendo 9% apenas de infarto agudo do miocárdio – acima da média nacional.

A estratégia de fortalecimento das linhas de cuidados vai qualificar desde a prevenção, passando pelo controle e o manejo dos pacientes, até a reabilitação das doenças cardiovasculares. O trabalho passa por um mapeamento do quadro em todas as oito regiões de saúde do RN, estabelecendo fluxos e protocolos próprios para o atendimento de todos os casos.

Durante o evento, realizado na Escola de Saúde Pública do RN, também foi apresentado o projeto para implantação do método SPRINT, um conjunto de ferramentas da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim (única empresa habilitada pelo Ministério da Saúde). A estratégia visa melhorar os cuidados iniciais, evitando sequelas do infarto agudo do miocárdio, promovendo o diagnóstico rápido e uma estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade.

As unidades que já estão utilizando o método são os hospitais regionais Telecila Freitas Fontes (Caicó), Josefa Godeiro (João Câmara) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim.

Na perspectiva do presidente da Sociedade Norteriograndense de Cardiologia, Dr. Antônio Amorim, o olhar direcionado para esse cuidado é urgente. “Muitas vezes perdemos vidas por falta dessa capacitação. Ter um olhar qualificado salva vidas”, reflete.

Para a promotora do Ministério Público Iara Pinheiro, o SUS é a melhor estratégia de saúde do país. “Entendemos que devemos apoiar e parabenizamos a Sesap. Temos visto avanço de organização de linhas de cuidados e nos espaços regionais. A promotoria está aqui porque entendemos que defender o sistema de Saúde é organizar para defender a saúde que é um bem coletivo e precisa ser ofertado com qualidade”, disse ela.

Participaram do evento a presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sérgio Cabral e o superintendente do HUOL/EBSERH Stenio Gomes da Silveira.

Notícias mais lidas na semana.

SINE-RN, OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA ( 08 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO

PROJETO PREVÊ PARTILHA DO DPVAT COM ESTADOS E MUNICÍPIOS, E INDICA CNM PARA O CONTRAN

JOÃO DÓRIA SE TORNA CIDADÃO NATALENSE E RECEBE APOIO PARA 2018

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%