ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

MAIS DE 1500 PROFISSIONAIS SÃO QUALIFICADOS PELA SESAP PARA ATENDER CASOS DE INFARTO NO RN

 


Com o objetivo de qualificar o atendimento às pessoas com problemas cardiovasculares no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira 31 a nova Estratégia para o Fortalecimento da Linha de Cuidado aos Portadores de Doenças Cardiovasculares.

Como primeira ação dessa estratégia, a Sesap vai iniciar um curso de qualificação para 1517 profissionais de 35 unidades de saúde, prioritariamente na Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de melhorar o manejo terapêutico do infarto agudo do miocárdio. O curso inicia em abril e segue até junho, dividido em 18 turmas. “Esse processo é tecido a muitas mãos e envolve a atuação em todas as frentes. Nós vamos treinar os profissionais de saúde para avançar no cuidado para salvar vidas. Nossa experiência vai servir para uma qualificação mais efetiva para todo o Estado do Rio Grande do Norte”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia, durante a apresentação.

A capacitação, assim como a formatação da estratégia, conta com a parceria de instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Universidade Federal do RN (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Ao lado do infarto, a nova estratégia proposta pela Sesap vai tratar também de casos de acidente vascular encefálico, hipertensão arterial, diabetes e pé com risco de amputação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2019 a proporção de óbitos por problemas no aparelho cardiovascular no RN gira em torno dos 26%, sendo 9% apenas de infarto agudo do miocárdio – acima da média nacional.

A estratégia de fortalecimento das linhas de cuidados vai qualificar desde a prevenção, passando pelo controle e o manejo dos pacientes, até a reabilitação das doenças cardiovasculares. O trabalho passa por um mapeamento do quadro em todas as oito regiões de saúde do RN, estabelecendo fluxos e protocolos próprios para o atendimento de todos os casos.

Durante o evento, realizado na Escola de Saúde Pública do RN, também foi apresentado o projeto para implantação do método SPRINT, um conjunto de ferramentas da companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim (única empresa habilitada pelo Ministério da Saúde). A estratégia visa melhorar os cuidados iniciais, evitando sequelas do infarto agudo do miocárdio, promovendo o diagnóstico rápido e uma estratégia terapêutica mais adequada para reduzir a mortalidade.

As unidades que já estão utilizando o método são os hospitais regionais Telecila Freitas Fontes (Caicó), Josefa Godeiro (João Câmara) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim.

Na perspectiva do presidente da Sociedade Norteriograndense de Cardiologia, Dr. Antônio Amorim, o olhar direcionado para esse cuidado é urgente. “Muitas vezes perdemos vidas por falta dessa capacitação. Ter um olhar qualificado salva vidas”, reflete.

Para a promotora do Ministério Público Iara Pinheiro, o SUS é a melhor estratégia de saúde do país. “Entendemos que devemos apoiar e parabenizamos a Sesap. Temos visto avanço de organização de linhas de cuidados e nos espaços regionais. A promotoria está aqui porque entendemos que defender o sistema de Saúde é organizar para defender a saúde que é um bem coletivo e precisa ser ofertado com qualidade”, disse ela.

Participaram do evento a presidente do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia Soares, o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sérgio Cabral e o superintendente do HUOL/EBSERH Stenio Gomes da Silveira.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA