ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

APÓS DUAS DÉCADAS, MORTE POR TUBERCULOSE SOBE E DEIXA MAIS DE 5.000 VÍTIMAS

 

Foto: Divulgação:            

O Ministério da Saúde registrou aumento de 11% nas mortes por tuberculose no país. Foram 5.072 óbitos em 2021 contra 4.569 no ano anterior. O número representa 14 mortes por dia, em média.

A tuberculose permanece entre as doenças infecciosas que mais matam no mundo, atrás apenas da Covid. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com a doença ativa.

Segundo dados da pasta, o coeficiente de mortalidade vinha reduzindo, mesmo que lentamente, há aproximadamente duas décadas. A doença é a primeira causa de morte entre pessoas com HIV e Aids.
Pessoas em situação de rua, presas, vivendo com HIV, imigrantes e comunidades indígenas são as mais atingidas no Brasil pela tuberculose.

Os casos também cresceram e houve aumento de 5%. Foram 78.057 casos novos em 2022 contra 74.385 no mesmo período do ano anterior.

A incidência da doença (novos casos por 100 mil habitantes por ano) foi de 36,3 em 2022. As unidades da Federação que apresentaram maior risco de adoecimento foram Roraima e Rio de Janeiro.

O Brasil faz parte dos países prioritários para o enfrentamento à doença, elencadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e está entre os 30 países do mundo com maior índice de transmissão da doença.

O cenário da tuberculose no Brasil foi agravado pela pandemia, que provocou redução de notificação. O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento no tempo certo e aumentar as chances de cura.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que o desafio principal é a eliminação da tuberculose até 2030. O Brasil firmará, junto com a Índia, Indonésia e a coalizão de líderes, o compromisso para ter a tuberculose como agenda do G20.

O Ministério da Saúde também pretende fazer um trabalho integrado com mais seis ministérios para dar resposta ao aumento de casos e mortes de forma rápida.

“O desafio principal é a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública até 2030. É um compromisso fundamental num país como o nosso, consideramos não ser admissível que pessoas percam a vida com doenças que tem prevenção, tratamento e cura”, disse.

Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG, recomendada pelo Calendário Nacional de Vacinação logo após o nascimento. Nos últimos anos, houve uma redução da cobertura vacinal. A partir de 2019, a cobertura não ultrapassou 88%.

A tuberculose voltou a se propagar em todo mundo, devido à Covid e a seus confinamentos, que limitaram os testes e o acesso aos cuidados, segundo a OMS.

Segundo o relatório anual da organização, 10,6 milhões de pessoas tiveram, em 2021, essa doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões. Isso representa um aumento de 4,5% em um ano. A estimativa é que 1,6 milhão de pessoas morreram da doença no ano passado.

A taxa de incidência da doença aumentou 3,6% entre 2020 e 2021, depois de ter diminuído cerca de 2% ao ano durante grande parte das últimas duas décadas.

RAQUEL LOPES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA