O estudo Inclusão Sustentável foi realizado de 31 de maio a 13 de junho deste ano por e-mail para uma amostra de pessoas com deficiência da base de currículos cadastrados no portal de carreira VAGAS.com.br. A pesquisa será apresentada durante o CONARH (42º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), realizado de 15 a 18 de agosto no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O objetivo da pesquisa era entender quais as dificuldades que esse público enfrenta no mercado de trabalho e como é a relação deles com o RH e as empresas. Os 4319 respondentes são, em sua maioria, homens (62%), solteiros (51%), não possuem filhos (56%) e estão empregados (52%). Do total de participantes, 58% afirmaram possuir deficiência física, 26% auditiva, 19% visual, 7% intelectual e 9% pessoas reabilitadas pelo INSS.
A maioria dos respondentes (62%) revelou que enfrenta algum tipo de dificuldade no mercado de trabalho. Entre as mais mencionadas, figuraram falta de oportunidades para o perfil profissional (66%), baixos salários (40%), ausência de plano de carreira (38%) e falta de acessibilidade (16%).
“Os três principais aspectos levantados mostram que as pessoas com deficiência almejam melhores condições de desenvolvimento profissional no mercado de trabalho, ficando à frente da questão de falta de acessibilidade”, avalia Rafael Urbano, coordenador da pesquisa na VAGAS.com.
“Essa pesquisa é a que possui a maior base de respondentes de pessoas com deficiência. Não há outra pesquisa semelhante a essa com uma base tão consistente. Procuramos ouvir esse público para saber qual é a relação dele com o mercado e como essa relação se desenvolve. Durante o CONARH, maior congresso de gestão de RH da América Latina, também ouviremos o público de RH no estande da VAGAS.com para entender um pouco mais sobre esse relacionamento”, conta Tabata Contri, coordenadora da pesquisa pela Talento Incluir.
“
Nós esperamos que esse estudo, realizado em parceria com a Talento Incluir, possa contribuir para o entendimento das principais questões que afetam a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e servir como inspiração para a criação de soluções para elas”, diz Mario Kaphan, sócio-fundador da VAGAS.com.
Do Portal no Ar