As comemorações do carnaval não resultaram em mortes nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte. O balanço da Operação Carnaval 2019 foi divulgado nesta quinta-feira (7) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2018, duas mortes foram registradas.
Segundo os dados da PRF, nas sete BRs no RN, foram anotados 10 acidentes, sendo dois graves. Ao todo, 13 pessoas ficaram feridas. No ano passado, o número de feridos foi de 32, em 27 acidentes, sendo oito graves.
Na comparação das duas operações, a redução de acidentes foi de 63%. Já o número de feridos teve diminuição de 59%.
A PRF atribui a diminuição da violência no trânsito nas vias federais durante o carnaval, principalmente, pelo aumento na fiscalização e no policiamento, bem como pela mudança de hábito de boa parte da população, no tocante ao respeito as normas de trânsito.
Fiscalização
Durante a operação foram fiscalizados 5.677 veículos e 5.437 pessoas. 2.304 motoristas foram submetidos ao teste de etilômetro, dos quais 81 foram autuados. Também foram registradas 2.168 autuações por infrações diversas, sendo 218 só por ultrapassagens proibidas. 41 pessoas foram presas, sendo seis por embriaguez ao volante, duas por porte ilegal de arma de fogo, três por entregar veículos a pessoas não habilitadas e 30 por outros crimes. 1.002 veículos tiveram as imagens capturadas por transitarem com excesso de velocidade.
No tocante a falta do uso do cinto de segurança, 130 autuações foram lavradas, sendo a grande maioria motivada pelo não uso do cinto pelo passageiro (70%). Outros 32 motoristas foram notificados por transportarem crianças até sete anos e meio de idade, sem os dispositivos de segurança (cadeirinhas). 87 motociclistas também foram autuados por não uso do capacete de segurança.