ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

MINIFÁBRICA DE CONFECÇÕES TRANSFORMA VIDAS NA ZONA RURAL DE GOIANINHA-RN

FOTO: JOÃO VITAL

Um sonho que iniciou nas conversas à sombra das árvores, no local que hoje abriga a sede da Associação de Moradores da Pitombeira (ACOP), em Goianinha, agora possibilita uma nova realidade às várias famílias beneficiadas com a recém finalizada minifábrica de confecções.
“Eu nasci e cresci fazendo artesanato com meus avós, nas calçadas aqui da vizinhança. Não tínhamos nem onde produzir. Foi com muito esforço, passando muita dificuldade que, a partir do trabalho com as costuras e com a fibra da carnaúba, sobrevivemos e até paguei os estudos de meus filhos, hoje formados. Olhar para trás, ver tudo o que caminhamos e o que alcançamos, ver nossa sede levantada, toda equipada e estruturada é de uma alegria sem tamanho. Isso nos dá a certeza de que as gerações futuras da associação terão de onde tirar o sustento, porque aqui tem um empreendimento de verdade, o nosso próprio negócio”, disse a presidente da ACOP, Maria Dulce da Silva, de 73 anos, quando perguntada sobre ter sido beneficiada com a reforma e adequação do prédio para a fábrica de confecção, bem como a aquisição dos maquinários e insumos, pelo Governo do RN, com investimento de mais de R$ 225 mil.


A ACOP conta com 20 associados diretos, sendo 19 mulheres, e é uma das 12 associações que foram beneficiadas com minifábricas de confecções por meio do Projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, com foco no desenvolvimento regional, promovendo o fortalecimento da Economia Solidária. Agora, os associados planejam confeccionar – além das camisetas básicas, que já entregam às estamparias da região, e dos arremates nas peças de artesanatos – fardamentos, peças íntimas e bonés.
O articulador territorial do Agreste Litoral Sul, Dayro Rios, destaca que, passada a entrega do empreendimento, a preocupação passou a ser com a sua sustentabilidade. “Para que a fábrica se mantenha aberta, fazendo o que se propõe, que é reunir iniciativas que gerem emprego e renda à comunidade, é preciso que seus membros tenham noção de gestão e qualificação para desenvolver o trabalho. Por isso, o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, tem buscado parcerias importantes com órgãos como a Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para garantir essa manutenção através de capacitações”, disse Dayro, referindo-se às orientações para construção de planos de negócios, cursos de costuras, bordados, pinturas em tecidos, entre outras capacitações.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA