ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

IBGE: 28% DA POPULAÇÃO ADULTA DO RN NÃO TEM 13 OU MAIS DENTES

Foto: Divulgação

A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostrou que, no Rio Grande do Norte, 28,5% da população a partir dos 18 anos não tem 13 ou mais dentes – índice acima do nacional, que é de 23%. O levantamento revelou que 33,6% utilizam algum tipo de prótese dentária. Para auxiliar essa parcela da população, o mercado local da odontologia tem apostado em cirurgias de implantes guiadas por computador, que minimiza a dor e possibilita recuperação em curto espaço de tempo.
Quem passou pelo procedimento foi a dona de casa Dilza Henriques de Carvalho. Ela revela que tinha receio de passar por cirurgia, mas, depois da realização, afirma que foi a melhor escolha. “Eu tinha muitas falhas dentárias e estava sentindo dificuldade de mastigar. Fui à clínica no objetivo de fazer uma prótese e me apresentaram a possibilidade de implante. Tive medo, pois era um procedimento cirúrgico, mas me deram a opção da cirurgia guiada. Pensei que, mesmo assim, seria traumática, mas foi tranquila”, relata.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Rodrigo Rodrigues, responsável pela cirurgia em Dilza, a facilidade proporcionada pela tecnologia hoje garante procedimentos sem dor. “Na cirurgia guiada por computadores não é preciso fazer cortes, pois o profissional opera através de uma guia 100% virtual, feita previamente, que auxilia na remoção do tecido gengival unicamente no ponto do implante. O procedimento fica mais rápido, além de mais seguro e assertivo que o tradicional, devido ao planejamento prévio”, explica.
Pós-operatório
A tecnologia, neste caso, possibilita que a cirurgia seja realizada com menor tempo de duração, de 45 a 50 minutos no máximo, e pós-operatório praticamente inexistente. “Há um mínimo de sangramento e, consequentemente, a recuperação é extremamente rápida, com o paciente tomando poucas medicações e retornando às suas atividades diárias até mesmo no dia seguinte”, garante o dentista.
Nilza Henriques demonstra a surpresa e a alegria de ter feito um procedimento rápido e sem dores. “Foram sete dentes implantados. Achava que ia passar uma semana tendo que comer sopinha e coisas frias. Confesso que no dia que fiz a cirurgia só comi coisas geladas, mas no outro dia estava tudo normal”, comemora.
“Na maioria dos casos, o paciente consegue voltar à sua rotina de trabalho no dia seguinte ao procedimento, pois a técnica guiada traz esse pós-operatório agradável, com diminuição da morbidade e uso de medicamentos para dor”, finaliza Rodrigo Rodrigues.

Notícias mais lidas na semana.

SÍTIO NOVO/RN : PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO INICIOU SEMANA PEDAGÓGICA

SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO REALIZA CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%