PROFISSIONAIS DA SAÚDE PODEM ELEVAR APOSENTADORIA EM ATÉ 40%
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da saúde podem pedir a revisão da sua aposentadoria e elevar o valor do benefício em até 40%.
A regra, que pode gerar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), também vale para a equipe do setor de manutenção de hospitais (limpeza, almoxarifado, entre outros).
O motivo, segundo o advogado João Badari, especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, é que esses trabalhadores atuam expostos a agentes nocivos à sua saúde e garantem a chamada insalubridade, causada por agentes biológicos como, por exemplo, vírus e bactérias.
E, assim, possuem o direito de utilizar regras específicas para dar entrada em seus benefícios.
A revisão administrativa é aquela realizada diretamente junto ao INSS. O pedido é virtual e feito por meio do Portal Meu INSS.
Se a revisão obtiver parecer negativo do INSS, o segurado poderá entrar com uma ação judicial. Ações com valor de causa de até 60 salários mínimos (R$ 62.700) podem ser ingressadas no Juizado Especial Federal, de forma gratuita. Acima disso, somente na justiça comum.
Como ficou a situação após a reforma da Previdência?
As regras para dar entrada na aposentadoria mudaram para os profissionais que exercem atividades especiais após 13 de novembro de 2019, quando entrou em vigor a reforma da Previdência.
Para quem já exercia a atividade insalubre antes desta data, ainda tem direito de reivindica no cálculo do seu benefício. Porém, as regras mudaram para quem deu entrada no benefício após esse período.
Nesse caso, uma das melhores revisões para esses trabalhadores é a de escolha do melhor benefício.
Com informações complementares do R7
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos