CASOS DE CÁLCULO RENAL AUMENTAM NO VERÃO, ALERTA MÉDICO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Covid-19 e a gripe influenza estão à espreita neste início do ano, mas é preciso ter outros cuidados com a saúde. No verão, por exemplo, aumentam também casos de cálculo renal, em decorrência da desidratação das pessoas, crescente no período. O alerta é do urologista Maryo Kempes.
Segundo o médico, o problema é recorrente na atual estação, ainda mais em locais como Natal, com suas praias e outras atrações convidativas. “Normalmente, os períodos mais quentes do ano registram um aumento de 30% dos casos de cálculos renais. Então, as pessoas precisam estar ainda mais atentas, fazendo constante hidratação e não descuidando da alimentação, sobretudo fugir dos itens gordurosos”, recomenda Maryo Kempes, indicando uma dieta com verduras, legumes, frutas e saladas.
Urologista Maryo Kempes. Foto: Divulgação |
Ele alerta que é bastante comum nesta época de veraneio as pessoas ingerirem comidas ricas em gorduras e também frutos do mar, que contêm doses altas de ácido úrico, agente provocador das chamadas pedras nos rins. Há sintomas que podem indicar o problema, sendo a coloração da urina o mais fácil de identificar. “É preciso observar se a urina tem aspecto mais transparente. A aparência mais amarelada e escura é indicativa de que o corpo precisa de mais líquidos para ficar bem hidratado e minimizar o risco de cálculo renais”, aponta o urologista.
Embora a maioria das pessoas consiga expelir as pedras naturalmente, pela urina, cerca de 15% da população acaba sofrendo com o problema. Nos casos mais agudos, o indicado mesmo é procurar assistência médica.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos