ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

PROJETO TRILHAS POTIGUARES DA UFRN PLANEJA AÇÕES NO MUNICÍPIO DE PASSAGEM

 


Educação, meio ambiente e esporte, esses serão os temas principais das ações do Programa Trilhas Potiguares no município de Passagem, localizado no Agreste potiguar. Em março, a coordenação do projeto de extensão Trilhas Potiguares 2022 – Passagem, vinculado ao Trilhas, realizou o diagnóstico no município. O próximo passo é enviar para prefeitura do município uma lista dos materiais necessários para realizar as atividades planejadas. O momento foi essencial para analisar as principais necessidades da população, estimada em  3.114  habitantes, e permitir o planejamento para a semana de ações do programa no mês de julho. 

A expectativa é que o Trilhas alcance cerca de 1.000 pessoas na cidade,  correspondendo a quase metade da população de Passagem. Aliado a isso, Viviane Campos, coordenadora do projeto no município, observa que outro objetivo é possibilitar a continuidade das ações por meio de agentes multiplicadores, uma vez que elas são pensadas para que as pessoas  tenham condições de avançar a partir do que foi realizado juntos aos alunos, sejam elas do Trilhas ou não. 

Na busca pela concretização dos impactos almejados, a iniciativa reúne 13 alunos dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Farmácia, Gestão de Políticas Públicas, Biblioteconomia, Direito, Comunicação Social, Química, Dança, C&T, Publicidade e Teatro. Vinculados ao Campus Natal, os estudantes já participaram de dois encontros presenciais do Programa, um voltado ao planejamento e outro para distribuição das atividades.  A divisão considerou, além da graduação, as habilidades apresentadas pelo grupo, com o intuito de articular a execução das demandas à afinidade demonstrada por cada discente. 

Em relação aos espaços de execução, estão programadas atividades no âmbito da assistência social, nas escolas, na praça da cidade e no prédio da prefeitura de Passagem. “Estamos planejando desenvolver atividades que estejam em consonância com as demandas que nos foram passadas pelos profissionais da prefeitura de Passagem, de uma maneira geral, o formato das atividades serão de oficinas, entendendo que nosso trabalho com o Trilhas envolve uma perspectiva educacional e de possibilidades de encontros de saberes”,  esclarece Julyana Vilar de França Manguinho, também coordenadora do projeto. 

Entre os trabalhos pensados para o projeto está o desenvolvimento e organização de novas modalidades esportivas, dada a presença de atletas do município como representantes em torneios estaduais. O intuito é fornecer à população novos esportes que possibilitem a formação de times  para competir em eventos das esferas estadual e municipal. Fora do eixo esportivo, estão iniciativas com o uso de materiais reciclados, construção de hortas, capacitação para profissionais da biblioteca e oficinas voltadas às mulheres empreendedoras que prestam serviços ou já possuem um negócio de pequeno porte. 

O Secretário de Administração e Planejamento, Sávio Barreto, lembra que Passagem já recebeu o Trilhas em 2019, tendo-o como um grande acontecimento no município. O prefeito Juninho Fagundes determinou que a gestão desse toda a atenção possível, assegurando boa infraestrutura de hospedagem e alimentação para receber os coordenadores e estudantes do Programa. “Tendo em vista que a comunidade universitária interage com a população do município, trazendo conhecimento de diversas áreas, por meio de oficinas e outras atividades, pretendemos aproveitar para alavancar ações que deem frutos para o municípios. Já temos uma importante facção textil, então, existem outras áreas que podem fomentar o desenvolvimento do município, como o artesanato, as artes e outras potencialidades”, completa o Secretário.

Trilhas Potiguares

O Trilhas Potiguares consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15 mil habitantes. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Em 2022, as atividades acontecem em 10 municípios: Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu, Umarizal e Campo Grande no período entre 31 de julho e 7 de agosto.


UFRN

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA