ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: CONFIRA OS SINTOMAS E COMO PREVENIR

 


O câncer de cabeça e pescoço é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, e o quinto mais comum entre as mulheres. Para 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 39.960 novos casos de câncer de cabeça e pescoço entre os homens e de 34.280 novos casos entre as mulheres. Neste mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço promove o “Julho Verde”, como forma de conscientizar e prevenir o câncer. Nesta quarta-feira, dia 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

O médico cirurgião especialista nesse tipo de câncer, Luís Eduardo Barbalho, explica que os tumores de cabeça e pescoço são as lesões compreendidas entre a base do crânio e as clavículas, não sendo consideradas as lesões do cérebro, que é de competência do neurocirurgião. “Podem ser lesões de lábios, língua, gengivas, assoalho da boca, palato – também conhecido como “céu da boca”, garganta, pregas vocais ou laringe, pele da face e pescoço, cavidades nasais e seios da face, glândulas salivares, tireoide, nódulos cervicais primários ou metastáticos”, explica como exemplos.

“Dentre os fatores causais ou predisponentes, temos o tabagismo, que inclui cigarro, palheiro, charuto, cachimbo e narguilé. Estudos mostram que também pode estar relacionado aos cigarros eletrônicos, etilismo (principalmente destilados), próteses dentárias mal adaptadas, exposição excessiva ao sol, infecções por HPV. Existem casos também relacionados a predisposição genética”, explica o dr. Luís Eduardo.

Uma equipe multidisciplinar trabalha com os pacientes que sofrem com a doença e através deles que muitos são tratados. “Há também a necessidade de profissionais da área de saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermagem) sempre pensando na possibilidade sobre as queixas dos pacientes serem casos de cânceres de cabeça e pescoço, e com imediato encaminhamento a um serviço de referência em cirurgia de cabeça e pescoço”, ressalta.

Sinais de alerta e prevenção

De acordo com o médico, os sinais e sintomas que devem servir de alerta para as pessoas, principalmente as que são tabagistas ou etilistas, estão: lesões esbranquiçadas ou avermelhadas em cavidade oral que não cicatrizam em até 15 dias; rouquidão progressiva que não melhora; sensação de “espinho de peixe” na garganta; dificuldade e dor para mastigar ou engolir; e nódulos ou caroços no pescoço, de aparecimento abrupto ou progressivo.

O paciente, ao notar qualquer um dos sinais e sintomas relacionados anteriormente, deve procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação, diagnóstico e tratamento adequado, visto que quando são diagnosticados e tratados precocemente, a cirurgia e sobrevida dos pacientes aumentam significativamente, ao contrário de quando diagnosticadas tardiamente, onde as cirurgias são mais radicais e maiores, e a sobrevida cai drasticamente.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço, segundo a SBCCP, depende de vários fatores, como localização, tamanho da lesão, metástases já presentes ou não, estruturas adjacentes comprometidas, estado clínico do paciente (nutricional, cardiológico, imunológico).

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA