O Governo do Rio Grande do Norte divulgou pela primeira vez um levantamento oficial sobre a quantidade de atos criminosos realizados no estado ao longo de cinco dias. Os números oficiais apontam para 259 atentados desde a terça-feira (14) até este sábado (18). A Fecomércio, no entanto, havia citado dados de que o estado contabilizava 370 ataques somente até a quinta-feira.
Com base em dados do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional - Nordeste e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), a terça-feira (14), dia em que foi registrada a primeira ocorrência no Estado, foram enumerados 103 atos criminosos em todo o Rio Grande do Norte. Para a quarta-feira (15), já com efetivo da Força Nacional no estado, este número caiu para 67 ocorrências. No dia seguinte, quinta-feira (16), foram 56 ataques.
Na sexta-feira (17), o quarto dia de ocorrências, foram contabilizados 26 atos criminosos, enquanto outros sete foram contabilizados neste sábado.
Segundo o Governo, estão atuando no estado 455 agentes de segurança pública cedidos por para dar apoio ao trabalho das forças estaduais.
Para o enfrentamento aos atos criminosos, o Estado teve suporte em efetivo enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, e dos estados do Ceará e da Paraíba. O Governo potiguar anunciou que até o fim deste sábado, o efetivo da Força Nacional no estado chegaria a 500 homens.
PRISÕES
Até o momento, as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte contabilizam 106 prisões, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17). São 31 armas apreendidas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições apreendidas.