FOME ATINGIU 29 MILHÕES DE BRASILEIROS ENTRE 2021 E 2022, DIZ ESTUDO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Estudo publicado pela FGV nesta semana aponta que o número de pessoas em situação de vulnerabilidade aumentou no Brasil entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022. Nesse período, a fome chegou a atingir 29,2 milhões de pessoas (mais de 10% da população do país), em números só superados pelos do início da pandemia, em 2020 (31,3 milhões). Entre o fim de 2018 e o primeiro trimestre de 2019, o número era de 25,6 milhões
Na semana passada, como mostramos, o IBGE divulgou um estudo que mostrou que houve queda na desigualdade no Brasil, chegando ao menor nível em 11 anos. A marca foi puxada por fatores como a melhora no mercado de trabalho e o aumento do valor do Auxílio Brasil.
No entanto, após a análise deste estudo do instituto, dos números da Pesquisa Nacional por Domicílios (Pnad), da Pesquisa de Orçamentos Familiares e dos dados da inflação, foi constatado, que mesmo com o aumento de renda de parte de brasileiros em virtude de programas sociais, parte da população ainda não consegue ter o suficiente para garantir uma alimentação saudável. A situação ocorre principalmente por causa da aceleração inflação alimentar, movimento que teve relação com a guerra na Ucrânia e problemas na produção.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos