O Comitê Integrado de Combate à Seca esteve reunido nesta quinta-feira (10), na Governadoria, para apresentação do Plano Emergencial de Segurança Hídrica, elaborado pelo Governo do RN. Convocado, através da coordenadora do comitê, Tatiana Mendes Cunha, Secretária-chefe do Gabinete Civil, o grupo envolve o Poder Executivo Estadual e representantes da sociedade civil organizada.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, bem como sugerir melhorias para o desenvolvimento das ações que já estão em andamento. A princípio foram assegurados pelo Governo Federal R$ 4 milhões, que serão usados na Operação Vertente, responsável pelo abastecimento, através de carros-pipa, das áreas urbanas dos municípios do RN em crise de água, e recentemente R$ 44 milhões, que serão destinados para a adutora de engate rápido em Caicó.
Para abrir a reunião, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França e o Diretor Presidente do Igarn, Josivan Cardoso, fizeram uma explanação sobre a situação hídrica do Estado. Na sequência, foi a vez da Defesa Civil apresentar detalhadamente o eixos contemplados no plano, que incluem; perfuração de poços, adutoras, carros-pipa, alimentação animal e dessalinizadores.
Sob a coordenação do Gabinete Civil, o plano foi elaborado conjuntamente pela Secretaria da Agricultura e da Pesca (SAPE), Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), CAERN e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.
Estiveram presentes no encontro, além das instituições que participaram da elaboração do documento, o Deputado Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa, o Exército Brasileiro, Cruz Vermelha, Federação dos Municípios do RN (Femurn), Corpo de Bombeiros, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetarn).