|
A rádio serve como instrumento de comunicação da escola em Antônio Martins |
Um dos maiores eventos científicos do Brasil, a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia) que acontece na Universidade de São Paulo (USP) nos próximos dias 15, 16 e 17 de março, contará com a apresentação de projeto científico desenvolvido por dois estudantes da Escola Estadual Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antonio Martins, Oeste do Rio Grande do Norte.
Por terem se destacado e conquistado prêmios na edição anterior da Feira de Ciências da USP, os estudantes de ensino médio José Francisco de Mesquita Silva e José Jalissom da Silva Freitas estarão também representando o Rio Grande do Norte e o Brasil em um dos grandes eventos científicos do mundo, a International Sustainable World Project Olympiad - I-Sweep, que será realizado na cidade de Houston, no Texas (EUA), entre os dias 26 de abril e 4 de maio deste ano.
Os cursos da viagem, ida e volta, Natal (BRA) - Houston (EUA), foram garantido pela Secretaria da Educação do RN. O secretário Francisco das Chagas Fernandes recebeu os estudantes na tarde da última quarta-feira (9), no Gabinete da SEEC-RN, e assegurou o apoio.
O projeto científico que será apresentado em Houston pelos estudantes da Escola Walfredo Gurgel, “Reciclagem Eletrônica: montando um mini transmissor”, desenvolvido com a orientação da professora de Matemática, Humbertina Lúcio, cria a partir de peças de sucata todo um sistema transmissor de rádio, com requintes de FM estéreo, com alcance superior a 200 metros. O novo sistema transmissor de rádio alcança o ambiente escolar e a comunidade próxima.
O projeto foi apresentado na quinta edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizado nas dependências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. Neste evento, ganho a credencial para a participação na Febrace pelo segundo ano consecutivo.
“Usamos produtos velhos e reciclados, como uma televisão, e gastamos pouco mais de três reais para montar tudo”, diz José Francisco ao explicar como foi o processo de construção da rádio, que cabe dentro da sua bolsa.
Reconhecimento
O trabalho desenvolvido em Martins foi relatado em um artigo científico e publicado na Revista Inciência, devido o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas na Febrace.