O deputado Nelter Queiroz foi ao plenário da Assembleia nesta quarta-feira e levantou um tema levado a ele por representantes da cooperativa de transportes alternativos do Seridó e Trairí.
Eles reclamam da portaria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que regulamenta a atividade no Rio Grande do Norte.
Os proprietários de vans alegam que a regulamentação, desde 2008, vem prejudicando a categoria, já que toda semana alguma van é apreendida.
Depois do pronunciamento, os representantes da associação foram recebidos pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, e pelos deputados Nelter e George Soares, que disseram que vão intermediar o assunto com o governo do Estado para saber o que será possível fazer pela categoria.
“Estamos assumindo um compromisso com a categoria, que representa mais de mil proprietários em todo o Estado e milhares de usuários. Eles relataram que os carros estão sendo apreendidos e podem ficar, inclusive, sem licença. Iremos procurar o órgão responsável, o DER, para intermediar uma solução para o problema”, disse Ezequiel.
A portaria questionada pelos proprietários de vans determina que cada viagem “fretada” tem que ter uma autorização de 24 horas de antecedência, ou seja, o motorista tem que se deslocar a Natal um dia antes da viagem para conseguir a licença para a viagem do dia seguinte.
“Todos nós temos licença expedida pelo próprio DER, pagamos os impostos em dia, mas mesmo assim estamos tendo os nossos veículos apreendidos diariamente. Estamos sendo prejudicados e contamos com o apoio dessa Casa para regulamentar a nossa situação”, explica o presidente da cooperativa de transportes alternativos do Seridó e Trairí (COOPTARSE), Samuel Vasconcelos da Silva.
Enquanto estava na Assembleia, Francinaldo, de Caicó, estava com sua van apreendida no DER.
Por Thaisa Galvão