Natal na rota da valorização do turismo. A capital potiguar já aparece como terceiro maior destino do Nordeste, ficando atrás apenas de Porto Seguro e Fortaleza, de acordo com a lista da operadora de turismo CVC. A capital potiguar foi, inclusive, o destino que mais apresentou crescimento na região, com o aumento de 26% no ano de 2015 se comparado com o mesmo período de 2014.
Somente em janeiro deste ano, Natal registrou 86% de ocupação hoteleira. O número é 5% superior a 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte. Pegando carona em uma série histórica, a ocupação média aumentou 20% levando em conta os anos de 2014 e 2015, que apresentaram 48% e 55,42%, respectivamente. Os dados também são da ABIH
A arrecadação do turismo potiguar no ano passado foi de cerca de R$ 3,9 bilhões. Em 2014 foi de R$ 800 milhões. E mesmo em meio à instabilidade econômica que vivência o país, o último feriado apresentou índice satisfatório. A ocupação hoteleira na Semana Santa deste ano foi de 80%. No ano anterior foi de 73%.
A notícia foi compartilhada e comemorada pelo governador Robinson Faria em rede social. “Estou satisfeito em ver o resultado do nosso trabalho fortalecendo a atividade turística, fomentando a economia do nosso estado, gerando empresa e renda aos potiguares”, disse ele na publicação.
Outro dado é que uma das principais agências virtuais de viagem, a Decolar.com, também mostrou planilha em que Natal aparece como destino mais procurado do Nordeste em 2015. Segundo pesquisa deles, fora o turista brasileiro, com 58,69% da demanda, o argentino é quem mais procurou Natal, com praticamente o restante do percentual: 38,64%, seguido do Chile, com 1,87%.
Todos esses números foram apresentados pelo governo do estado durante o 45º Encontro Comercial Braztoa promovido dentro do WTM Latin America 2016, que ocorreu em São Paulo na última semana e reuniu mais de 650 expositores de diversos países.
O Estado foi representado por uma comitiva de 30 pessoas, entre empresários do setor, servidores da pasta de turismo do RN e o governador do Estado.
“No ano passado já registramos um crescimento no turismo do RN superior a 20%, mas meu principal ob-jetivo é fortalecer cada vez mais a atividade, gerando emprego e renda para o povo potiguar. Especialmente em um ano difícil para a econo-mia, o turismo precisa e deve receber uma atenção especial”, declarou o governador Robinson Faria.
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,impeachment-tem-ao-menos-261-votos-na-camara-contrarios-chegam-a-117,10000024531
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterLeia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,impeachment-tem-ao-menos-261-votos-na-camara-contrarios-chegam-a-117,10000024531
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter