As equipes de examinadores de trânsito do Detran iniciaram as avaliações dos testes práticos de direção veicular no interior do Estado. O cronograma de exames seguido neste mês de abril atende municípios polos espalhadas por todas as regiões do Rio Grande do Norte. Serão visitadas 24 cidades com previsão de realização de 3 mil exames.
Nestes primeiros dias de abril o Detran já chegou com avaliações práticas nas cidades de Parelhas, Macau, Ceará-Mirim, Acari, São José do Mipibu e Santa Cruz. Nesta quinta (07) e sexta-feira (08) os examinadores avaliam os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do município de Pau dos Ferros e vizinhança.
Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos alunos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha.
O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural.
Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação, por sonorizadores em duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”.
Para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame decorrido 15 dias da divulgação do resultado.
Dados do setor de Estatística do Detran apontam que no primeiro bimestre deste ano foram realizados 10.654 avaliações práticas de direção veicular no Rio Grande do Norte, chegando a uma média mensal de 5.327 testes. A previsão é que com a contabilização dos números referentes ao mês de março a média de testes cresça progressivamente.