O Governo do Estado apresentou, nesta quinta-feira (28), o planejamento a ser seguido para garantir a segurança durante os dias de Carnaval. A Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal de Natal também estarão integradas nesta operação.
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Alarico Azevedo destacou que policiais de folga reforçarão o efetivo. “Até porque temos um efetivo pequeno e mais pontos para policiar”, comentou a respeito dos polos, onde ocorrem shows, em Natal. Este ano esses espaços saltaram de seis para nove.
No total, cerca de 4.620 policiais militares estarão em trabalho no Carnaval. “Todos com as diárias operacionais já na conta”, ressaltou o comandante. “O efetivo patrulha desde ontem (27) até a próxima sexta-feira”, pontuou.
O planejamento estratégico da Polícia Civil foi apresentado pelo delegado-geral adjunto Odilon Teodósio. Delegacias móveis estarão espalhadas em diversos pontos e as fixas estarão sempre com equipe de plantão. A grande concentração do efetivo, como já era de se esperar, estará na capital. “São 637 agentes”, destacou.
Outra instituição do Estado que atua na segurança do Carnaval é o Corpo de Bombeiros Militar. O coronel Luiz Monteiro, que comanda a tropa, destacou que os trabalhos começaram desde o começo de fevereiro. “Porque nós trabalhamos na regularização dos eventos, um processo que começou dias atrás. E, a partir de hoje (28), estaremos fiscalizando esses locais que receberam liberação”, explicou. Serão 667 bombeiros militares em atuação em todo o estado durante os dias de folia.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) estará, em 2019, pela primeira vez com equipes de plantão 24 horas. O trabalho ficará integrado com as forças de segurança. As informações são do Portal no Ar.