O município de Sítio Novo, na região Trairi do Rio Grande do Norte, festeja nesta terça-feira (31) sua emancipação política chegando a 61 anos de história. Para tanto, ao longo de todo o mês de dezembro o prefeito atual Edilson Jr e sua equipe realizaram um cronograma de vários eventos para celebrar o aniversário da cidade.
Veja abaixo a história:
Sítio Novo (Rio Grande do Norte)
Sítio Novo, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sua população é de pouco mais de 5 mil habitantes. Área territorial de 213 km².
Como Chegar
O acesso a Sítio Novo, distante cerca de 100 Km de Natal, pode ser feito pela RN-226 e RN- 203, em direção à Lagoa de Velhos. Entretanto, o trecho entre Lagoa de Velhos e Sítio Novo é de estrada de barro. Não recomendável. O melhor acesso é seguir pela RN-226 em direção à Tangará e daí tomar a direção de Sítio Novo. – Vai fazer aventuras no Sertão? já sabe: proteção solar e hidratação são imprescindíveis – Para visitar os pontos turísticos, você precisará de 2 dias, no mínimo.
História
As terras da Fazenda Grossos, pertencentes ao Capitão Amaro de Barros Lima em 1787, abrangia a serra de Grossos e situava-se à margem do riacho São Pedro, afluente do rio Potengi. Nessas terras nasceu uma povoação formada em sua maioria por agricultores tendo à frente o grande incentivador e fundador do povoado de Grossos, o senhor Francisco Ferreira Lima, popularmente conhecido como “Seu Chicó”. Incentivado por Seu Chicó o povoado mudou de nome, passando a ser chamado de Sítio Novo. Em 1913, foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis.
Sítio Novo recebeu status de município pela lei estadual nº 2339 de 31 de dezembro de 1958, com território desmembrado do município de São Tomé e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte.
POSTOS TURÍSTICOS
Açude Barra da Tapuia – Castelo de Zé dos Montes – Pedra de São Pedro – O olho dágua – Trilhas da Pedra de São Pedro – Cavernas – Pinturas Rupestres – Cruzeiro de São Francisco – Capela de Santo Antonio – Mirantes Naturais.
Castelo de Zé dos Montes
O principal atrativo de Sítio Novo é o Castelo de Zé dos Montes, alcunha de José Antônio Barreto que construiu essa intrigante edificação na Serra da Tapuia, em 1984.
Distante 8 Km da sede do município fica, digamos assim, no meio do nada. E como tal, chama a atenção. Torres brancas em contraste com a aridez do local parecem proteger o vale da Serra da Tapuia.
Não há uma lógica de construção que o visitante possa identificar, mas há uma semelhança, no geral, com a arquitetura dos mouros. Corredores de diversos tamanhos, salas sem função aparente, corredores claustrofóbicos. Tudo isso aproveitando as rochas do lugar, como parte da construção. A exploração dos recantos é uma diversão, por si só.
Próximo à entrada do Castelo, há labirintos onde mal dá para passar uma pessoa. A pouca iluminação natural (não há eletricidade), providenciada pelas aberturas é suficiente para explorar os caminhos sinuosos.
COMO CHEGAR: Saindo de Natal RN, segue pela BR-226. Quando chega em Tangará segue direto até o final da avenida principal. Na lanchonete Dois Irmãos entra a direita com destino a Sítio Novo. De Tangará até o castelo são 25 quilômetros.