IGREJA CATÓLICA COMEÇA FESTA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU COM PROGRAMAÇÃO VIRTUAL EM 2020
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Foto: Cacilda Medeiros/Arquidiocese de Natal
A festa em honra dos Santos Mártires padroeiros do Rio Grande do Norte, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, será celebrada a partir desta quinta-feira (24) até 3 de outubro. O evento normalmente reúne milhares de fiéis, no entanto, pela primeira vez, por causa da pandemia, fiéis e devotos não poderão participar das celebrações presencialmente. Os festejos serão transmitidos pela internet.
Segundo a Arquidiocese de Natal, diariamente, às 18 horas, haverá celebração de missa, presidida, a cada noite, por um padre da Arquidiocese. No dia 3 de outubro, data em que a Igreja celebra os Mártires, acontecerá um momento de espiritualidade para sacerdotes, que será encerrado às 11 horas com a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.
Já, no período de 2 a 12 de outubro, a Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal, celebra a festa dos padroeiros. Diariamente, às 18h, haverá recitação do terço de São Mateus Moreira, e, às 19h, novena. No dia 3, dia dos padroeiros do Rio Grande do Norte, às 7h, haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Fábio Pinheiro, e, às 19 horas, missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.
No dia 12, encerrando os festejos também serão celebradas duas missas: às 9h e às 17 horas, em ação de graças pelos 11 anos de instalação da Paróquia.
Para participar presencialmente das celebrações na paróquia, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Paróquia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Dentre as normas, pessoas acima de 60 anos, portadores de comorbidades ou que estejam com sintomas da Covid-19 não podem ter acesso às celebrações. Outras informações podem ser consultadas na secretaria da paróquia, pelos telefones (84) 3646-3189 e 98823-9293.
O ano de 2020 marca 375 anos do martírio que ocorreu no Rio Grande do Norte, em duas datas: 16 de julho, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, e, no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, e foram canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, também na Praça de São Pedro.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos