ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

ENERGIA EÓLICA DEVE GERAR MAIS DE 1 MILHÃO DE EMPREGOS ATÉ 2038

 

Energia eólica deve gerar mais de 1 milhão de empregos até 2038. Foto: Pedro Vitorino



O estudo “Empregos na Cadeia Produtiva do Setor Eólico” destaca as oportunidades para atuar no setor, que deve gerar mais de um milhão de empregos, dos quais 75% diretos, até 2038. A pesquisa foi divulgada e apresentada pelo CEO da Cognitivo Consultoria, Jorge Boeira, durante o encontro virtual promovido pela Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, no inicio desta semana, que contou com a participação do diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER e Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis- ISI-ER, Rodrigo Diniz de Mello. 

A análise reforça ainda que essas vagas requerem um perfil técnico em todas as etapas da cadeia, o que faz necessário promover a capacitação da mão de obra local para atuar nos parques eólicos. O diretor do CTGAS-ER e ISI-ER enfatiza que esse um milhão de oportunidades listados no estudo apresentado por Boeira é real. “O estudo ratifica o que a gente enxerga no dia a dia, em sala de aula e laboratórios. O grande interesse da sociedade pelos cursos técnicos, de aperfeiçoamento e especializações – estas muito voltadas a quem já está no mercado ou quer entrar – e isso coloca a realidade dos números levantados”, reforçou Rodrigo Mello. 

Rodrigo ainda enfatizou dados da pesquisa que merecem atenção especial: a participação da mulher. “No setor elétrico, não só na eólica, mas também nos cursos e ocupações da cadeia de eletricidade, tem havido um natural incremento da presença feminina. Cursos de mecânica, instalação, cursos técnicos ou especialização. Já tivemos uma turma de formação do eletricista de rede que era composta 50% por mulheres e que saíram com 100% de empregabilidade, isso que é bacana”, comentou o diretor. 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER são referências nacionais na formação, qualificação e consultoria na área de energias renováveis. Anualmente são formadas cerca de 6 mil pessoas, ritmo que segue há mais de uma década. 

“Dos cursos dos mais simples aos mais complexos, todos são extremamente bem aprovados. Estamos trazendo algo mais ao valor da educação. Incrementos em nossos laboratórios, em educação e tecnologia, com simuladores e plataformas. Temos uma busca incessante para atender e trabalhar o mais aderente possível ao parque industrial que está funcionando ou sendo desenvolvido”, explicou Mello. 

Treinamentos e certificados 

Em janeiro deste ano, o SENAI-RN recebeu o certificado internacional de qualidade no treinamento para indústria eólica, o GWO – Global Wind Organisation (Organização Mundial do Vento), que atesta o cumprimento dos mais rigorosos padrões mundiais de qualidade na capacitação e treinamento de profissionais no manuseio de cargas, prevenção e combate a incêndios e no trabalho de resgate em altura para a energia eólica. O CTGAS-ER é o a primeira e única Unidade Operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Brasil com esse certificado para o ambiente de trabalho em altura nas condições especiais desse setor, tanto para aulas presenciais como na EAD. 

“Essa certificação é o resultado da constante busca por melhoria de nossa equipe do SENAI-RN que tem atuado com muito empenho no sentido de garantir qualidade e eficiência nessas atividades, possibilitando chegarmos a esse nível de qualificação que permite o reconhecimento de uma entidade como a GWO”, afirma o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista. 

Atualmente o SENAI-RN oferta diversos cursos na área de energia eólica, atualmente seis estão com inscrições abertas, são eles: Tecnologia em Geração Eólica, Legislação Ambiental Aplicada da Implantação de Parques Eólicos, Medição Anemométrica para Energia Eólica, Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos, Normalização e Desempenho de Aerogeradores e Basic Safety Training (BSF). 

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas através do telefone 3204 8114, do e-mail secretaria@ctgaser.com.br ou do whatsapp 3204 8118.



Notícias mais lidas na semana.

SINE-RN, OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA ( 08 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO

PROJETO PREVÊ PARTILHA DO DPVAT COM ESTADOS E MUNICÍPIOS, E INDICA CNM PARA O CONTRAN

JUSTIÇA DO RN BLOQUEIA BENS DE PREFEITO E EMPRESÁRIOS DE SERRA NEGRA DO NORTE

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%