ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO CRITICAM O PROJETO DE ENSINO DOMICILIAR NO PAÍS
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Após a aprovação do projeto que regulamenta a prática do ensino domiciliar, conhecido como homeschooling, pela Câmara dos Deputados no dia 19 de maio, especialistas da educação levantaram uma grande discussão sobre essa modalidade. A proposta está em tramitação e ainda não foi promulgado pela Comissão de Educação do Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-BG), não reconhece urgência no tratamento do tema.
O Brasil possui cerca de 35.000 famílias adeptas ao homeschooling, dado da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), que também estima que o RN detém cerca de 2% desse total. No entanto, a Secretaria de Estado da Educação (SEEC) e a pasta municipal (SME) enfatizam a importância da inserção no ambiente escolar.
Segundo a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Naire Capistrano, declara que a pasta não tem conhecimento de casos de crianças e adolescentes em ensino domiciliar em Natal e o projeto ainda está em análise, por isso, a operacionalização dessa modalidade ainda não é um tópico acompanhado pelas equipes de SME.
Já Getúlio Marques, titular da Secretaria do Estado de Educação (SEEC), declara que essa pasta é um fator de grande preocupação pelas condições que poderão ser oferecidas pelo ensino domiciliar para todos pois o futuro está incerto quanto a essa questão.
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