QUARTA DOSE ESTÁ DISPONÍVEL PARA POPULAÇÃO ACIMA DE 40 ANOS NO RN
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota informativa que recomenda a todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte a aplicação imediata da segunda dose de reforço (R2) contra a Covid-19 para toda a população acima de 40 anos de idade
A medida foi pactuada na Câmara Técnica das Vacinas, na sexta-feira 17, e recomenda a utilização dos imunizantes da Jansen, Astrazeneca ou Pfizer. “Diante do cenário epidemiológico da pandemia e considerando que a efetividade das vacinas têm demonstrado redução na proteção com o passar do tempo, especialmente em faixas etárias mais avançadas, orientamos a aplicação da segunda dose de reforço a fim de garantir a proteção ampliada em toda a população acima dos 40 anos”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.
De acordo com o portal RN+Vacina, na manhã desta segunda-feira 20, o RN contabiliza 50% do público-alvo vacinado com a primeira dose de reforço, o que representa 1.602.995 pessoas com as três doses da vacina contra a Covid-19. Com as quatro doses, o RN soma 262.461 pessoas ou 8% do público-alvo. Atualmente o segundo reforço está disponível para idosos, profissionais de saúde, imunossuprimidos e população geral acima dos 40 anos de idade.
A Prefeitura do Natal começou a disponibilizar a dose nesta segunda-feira 20. É necessário haver o intervalo de pelo menos quatro meses da terceira dose. Natal tem aplicação de vacinas em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, bem como nos pontos extras de vacinação, de segunda a sábado.
“A segunda dose de reforço, ou quarta dose, é uma aplicação que já vinha sendo realizada para imunossuprimidos e idosos em nossa cidade. Agora vamos ampliar essa cobertura vacinal para a população de 40+ como forma de prevenir ainda mais o coronavírus”, afirmou George Antunes, secretário Municipal de Saúde de Natal.
Mossoró começou a aplicar no último sábado 18 a quarta dose da vacina contra a Covid em pessoas a partir de 40 anos de idade. “Reforçamos a importância destas pessoas que tomaram a terceira dose há quatro meses que se dirijam a um ponto de vacinação e receba a segunda dose de reforço, a que chamamos de quarta dose. Pedimos também que as pessoas mantenham atualizada a vacinação”, disse o coordenador de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos