PISTA SIMPLES E IMPRUDÊNCIAS: RECEITAS QUE TRANSFORMAM A BR-304 NA MAIS FATAL DO RN
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Única ligação entre Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte em população e também em aspectos econômicos, e também do sertão à capital potiguar, a BR-304 apesar de apresentar boas condições de rodagem, tem diversos problemas. Só neste ano, foram 137 acidentes e 12 mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Ainda sem previsão para duplicação total, até o momento o que está previsto é apenas a duplicação da reta Tabajara, com o total de 16 km, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional – destes, apenas 5 km estão liberados para trânsito. O AGORA RN percorreu toda a extensão da rodovia no RN para avaliar a rodovia e também flagrou imprudências no trajeto de ida e volta.
No Rio Grande do Norte, a estrada começa na divisa entre o estado e o Ceará, passa por Mossoró e chega até Natal, dividindo a estrutura com a BR-101 em perímetro urbano. Dentro da capital, a pista tem três vias. Ao passar o Viaduto Trampolim da Vitória, em Parnamirim, a pista vira dupla, bem sinalizada, em boas condições e segue assim até Macaíba, onde se torna uma pista simples com grande fluxo de veículos.
Após a entrada para o aeroporto de São Gonçalo, pista simples, que conta com apenas 5 km da Reta Tabajara já duplicados a partir do km 286 com pavimento em concreto. A previsão é de que seja, no total, 16 km de duplicação que segue em andamento. Ao fim da Reta, ela volta a ser pista simples até Mossoró. Em Riachuelo, no sentido crescente da rodovia – do Oeste para o Leste – uma placa indicava a distância de 68 km para Natal; em Santa Maria, que fica mais próxima da capital potiguar, outra placa indicava uma distância de 70 km para a maior cidade do estado – essa, em acordo com o que indicava o GPS.
A qualidade em geral do asfalto é boa, mas no km 263, trechos da rodovia nos dois sentidos contam com muitos remendos, embora sem buracos. A partir deste trecho, várias irregularidades foram flagradas. No trecho decrescente da rodovia – sentido Natal para Mossoró – foram 14 ultrapassagens proibidas registradas pela equipe de reportagem. Outras 12 foram contadas no retorno, totalizando 26 ultrapassagens proibidas durante o trajeto percorrido.
No geral, a rodovia tem bom estado de conservação, com acostamento em todo o perímetro, poucos radares – mais presentes próximos de Natal e Mossoró – e grande parte sinalizada. No entanto, a pouca sinalização a respeito do limite de velocidades, presente próximo aos radares, e a imprudência dos motoristas somada ao fato de a pista não ser duplicada são fatores que ajudam a tornar a BR-304 na rodovia mais fatal do Rio Grande do Norte.
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