ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

NORDESTE TEM SEGUNDO MAIOR PERCENTUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM 2022



 O Nordeste ocupa o 2º lugar no ranking de regiões com maior percentual de produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em 2022, com 24,7%, e fica atrás apenas da região Sudeste, que produziu 49,7% do total. Na sequência, aparecem as regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com 7,5%, e a região Sul, que participa com 10,6% da produção.

No cenário nacional, foram produzidas aproximadamente 81,8 milhões de toneladas do material, o que corresponde a 224 mil toneladas diárias. Os dados são do último panorama da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) referente a este ano. 

Em números absolutos, a região Nordeste produziu 20.200.385 toneladas de RSU neste ano, alcançando uma diminuição de 0,81% em relação a 2021, quando foram constatadas 20.365.442 toneladas. Os materiais são provenientes tanto das atividades domésticas em residências urbanas (resíduos domiciliares), quanto da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana (resíduos de limpeza urbana).

Na produção diária, segundo aponta o relatório da Abrelpe, cada brasileiro produziu, em média, 1,043 kg de resíduos, representando uma curva regressiva em relação ao ano anterior. Na avaliação da associação, o cenário pode ter sido influenciado pelas novas dinâmicas sociais que acompanham a saída do país dos momentos de maior gravidade da pandemia. Dentre eles, a retomada da geração de resíduos nas empresas, escolas e escritórios, além da menor utilização dos serviços de delivery no comparado ao momentos mais críticos do isolamento social. 

Coleta e destinação 

Com relação à coleta de RSU, de acordo com o panorama, o país registrou um total de 76,1 milhões de toneladas coletadas, levando a uma cobertura de coleta de 93%. A região Nordeste junto a Norte, no entanto, ainda apresenta índice que se aproxima de 83%, deixando boa parte da população sem acesso aos serviços de coleta regular de RSU nessas regiões. Já as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste alcançaram índice de cobertura de coleta superior à média nacional. 

O Nordeste é, ainda, a região com o segundo maior percentual de disposição inadequada de RSU, com  62,4%. Em números absolutos, 10.491.191 toneladas de lixo foram descartados em locais como lixões e aterros controlados durante 2022.

Já os que tiveram disposição adequada somam 6.214.527, o que corresponde a 37,2%. No Brasil, por sua vez, a maior parte dos RSU coletados (61%) continua sendo encaminhada para aterros sanitários, com 46,4 milhões de toneladas enviadas para destinação ambientalmente adequada.

Notícias mais lidas na semana.

BRASIL TEM A PIOR DEMOCRACIA DA AMÉRICA LATINA

SÍTIO NOVO/RN : PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO INICIOU SEMANA PEDAGÓGICA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%