ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

NORDESTE TEM SEGUNDO MAIOR PERCENTUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM 2022



 O Nordeste ocupa o 2º lugar no ranking de regiões com maior percentual de produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em 2022, com 24,7%, e fica atrás apenas da região Sudeste, que produziu 49,7% do total. Na sequência, aparecem as regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com 7,5%, e a região Sul, que participa com 10,6% da produção.

No cenário nacional, foram produzidas aproximadamente 81,8 milhões de toneladas do material, o que corresponde a 224 mil toneladas diárias. Os dados são do último panorama da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) referente a este ano. 

Em números absolutos, a região Nordeste produziu 20.200.385 toneladas de RSU neste ano, alcançando uma diminuição de 0,81% em relação a 2021, quando foram constatadas 20.365.442 toneladas. Os materiais são provenientes tanto das atividades domésticas em residências urbanas (resíduos domiciliares), quanto da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana (resíduos de limpeza urbana).

Na produção diária, segundo aponta o relatório da Abrelpe, cada brasileiro produziu, em média, 1,043 kg de resíduos, representando uma curva regressiva em relação ao ano anterior. Na avaliação da associação, o cenário pode ter sido influenciado pelas novas dinâmicas sociais que acompanham a saída do país dos momentos de maior gravidade da pandemia. Dentre eles, a retomada da geração de resíduos nas empresas, escolas e escritórios, além da menor utilização dos serviços de delivery no comparado ao momentos mais críticos do isolamento social. 

Coleta e destinação 

Com relação à coleta de RSU, de acordo com o panorama, o país registrou um total de 76,1 milhões de toneladas coletadas, levando a uma cobertura de coleta de 93%. A região Nordeste junto a Norte, no entanto, ainda apresenta índice que se aproxima de 83%, deixando boa parte da população sem acesso aos serviços de coleta regular de RSU nessas regiões. Já as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste alcançaram índice de cobertura de coleta superior à média nacional. 

O Nordeste é, ainda, a região com o segundo maior percentual de disposição inadequada de RSU, com  62,4%. Em números absolutos, 10.491.191 toneladas de lixo foram descartados em locais como lixões e aterros controlados durante 2022.

Já os que tiveram disposição adequada somam 6.214.527, o que corresponde a 37,2%. No Brasil, por sua vez, a maior parte dos RSU coletados (61%) continua sendo encaminhada para aterros sanitários, com 46,4 milhões de toneladas enviadas para destinação ambientalmente adequada.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA