VENDA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES CAI 17,2% NO RN , APONTA FENABRAVE
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
As vendas de carros zero km no Rio Grande do Norte enfrentam um período de queda neste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os emplacamentos acumulados – a soma de janeiro a novembro deste ano – de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários acumulam retração de 1,59%. De acordo com a entidade, foram 35.706 emplacamentos em onze meses de 2022 contra 36.283 no mesmo período do ano passado.
Considerando apenas os veículos de passeio e comerciais leves — que incluem vans e caminhonetes – o recuo é de 17,21% nas vendas no acumulado deste ano em relação a 2021 em todo o RN. Foram 14.510 carros e comerciais leves emplacados até novembro de 2022 contra 17.526 do ano passado. Em relação ao mês de novembro do ano passado, retração de 3,34% e, comparando com outubro deste ano, crescimento de 3,42%.
A nível nacional, a Fenabrave divulgou que, em novembro, os emplacamentos de veículos melhoraram quando comparados ao mesmo mês de 2021 e também em relação a outubro. “É um excelente resultado, especialmente ao levarmos em conta o contexto de todo o ano, que apresentou desafios decorrentes da crise de abastecimento, juros mais altos e seletividade no crédito”, analisou José Maurício Andreta Júnior, Presidente da Fenabrave.
Enquanto no Rio Grande do Norte o mercado apresentou queda considerável no acumulado entre veículos de passeio e comerciais leves em relação ao ano passado, no Brasil os números seguem a mesma linha, mas com queda menor: 1,42%. As maiores variações positivas, no entanto, ficam para os ônibus, cujas vendas cresceram 475% no 11º mês do ano em comparação ao décimo. Mas em relação ao acumulado, o crescimento em 2022 foi de 71,7%.
No âmbito dos seminovos e usados, a vida não anda fácil para os lojistas potiguares. “O mercado anda lento. Novembro foi um mês ruim. Minha média era de 16 a 18 veículos vendidos por mês. Em um mês bom, vendia 20. Em novembro todinho comercializo apenas dois carros”, disse Ricardo Coutinho Filho, gerente de uma loja de veículos seminovos. Os números nacionais indicaram, em novembro, queda de veículos de passeio e comerciais leves seminovos em relação a outubro deste ano (-3,53%), novembro do ano passado (-7,6%) e também no acumulado (-11,15%).
MOTOCICLETAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos