ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

CÚPULA DA OTAN COMEÇA HOJE, REFORÇANDO AJUDA À UCRÂNIA E APOIO À ADESÃO DA SUÉCIA

 


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realiza uma cúpula com os chefes de Estado e governo da aliança e da Suécia nesta terça (11) e quarta-feira (12), em Vilnius, capital da Lituânia.

Segundo comunicado do bloco militar, serão discutidos os principais desafios para o “ecossistema de segurança”, o fortalecimento da Otan e a aproximação da Ucrânia.

Os líderes da Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul, além da União Europeia, também participarão.

“As decisões que tomaremos em Vilnius aproximarão a Ucrânia da Otan. Reforçar a defesa e dissuasão da Otan também estará em destaque na nossa agenda para a cúpula”, disse Jens Stoltenberg, secretário-geral do bloco.

Na cúpula, os países-membros também irão decidir sobre um novo acordo para que cada aliado gaste o mínimo de 2% de seu Produto Interno Bruno (PIB) anual em defesa.

Além disso, outro ponto que será abordado é a adesão da Suécia, que foi convidada para integrar a aliança no ano passado, junto à Finlândia.

O governo finlandês já completou a integração no início deste ano, porém, a Turquia travou a candidatura sueca por diversos motivos, como acusações sobre permissão para que terroristas operassem na Suécia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia condicionado seu apoio mediante à entrada da Turquia na União Europeia. Entretanto, Jens Stoltenberg anunciou na segunda-feira (10) que Erdogan concordou em encaminhar o protocolo de adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional o mais rápido possível e garantir a ratificação.

Além da cúpula, também acontece em Vilnius o Fórum Público da Otan, com painéis de discussão, debates e sessões interativas sobre tópicos da agenda do bloco militar.

Esse evento é organizado em conjunto a organizações como o Centro de Estudos da Europa Oriental, o Fundo Marshall Alemão dos Estados Unidos, a Conferência de Segurança de Munique e o Conselho Atlântico dos Estados Unidos.

Participação da Ucrânia e encontro com Biden

Na quarta-feira (12), haverá um encontro entre o secretário-geral Jens Stoltenberg e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Eles irão conceder coletiva de imprensa após as tratativas.

Em seguida, ocorrerá uma reunião do Conselho Otan-Ucrânia, com a presença de chefes de Estado dos países-membros e da Suécia.

Além disso, também na quarta, Zelensky se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em maio, eles se reuniram durante a cúpula do G7, no Japão.

“Os Estados Unidos continuam a fazer todo o possível para fortalecer a capacidade da Ucrânia de se defender”, disse Biden, na ocasião.

Recentemente, os EUA anunciaram o envio de bombas de fragmentação à Ucrânia, para serem usadas na guerra contra a Rússia. O país também anunciou ao longo do conflito diversos repasses em dinheiro para a defesa ucraniana.

Por mais que a nação europeia deva ser o centro do debate da cúpula, em entrevista à CNN na semana passada, Biden desconversou sobre a adesão ao bloco.

“Não acho que haja unanimidade na Otan sobre trazer ou não a Ucrânia para a família da Otan agora, neste momento, no meio de uma guerra”, disse Biden a Fareed Zakaria, da CNN.

*com informações da Reuters e da CNN

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA