ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

AS CHANCES DE MORRER POR COVID EM UTI NO RN É DE 50%, DIZ PESQUISADOR

 

Leito para paciente com Covid-19 - Foto: Elisa Elsie


Com 103 esperando vaga nesta última sexta-feira para apenas 14 leitos de UTI disponíveis no Rio Grande do Norte – quase 10 pacientes por leito –, as chances de um internado em UTI covid 19 de ir a óbito é superior a 50%, estima Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

 Se porventura o paciente por covid conseguir ser intubado, nome usado para aqueles que recebem ventilação respiratória invasiva, as chances de sobreviver cairão para aproximadamente 30%, acrescenta ele.“Agora se soubesse que ao atravessar a rua teria 50% de chance de morrer, você atravessaria? pergunta o pesquisador, que também integra o Comitê Científico da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap). 

Dados divulgados esta semana pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) mostraram uma situação ainda pior. Segundo a instituição, considerando os intubados no mês de novembro no País, 80,2% morreram. Esse número subiu para 82,7% em dezembro, 85,3% em janeiro e chegou ao ápice 87,9% em fevereiro, sendo que as regiões mais atingidas estão no Norte e Nordeste.

 Ricardo Valentim explica que, em épocas normais, morre-se muito nas UTIs, mas a covid 19 elevou muito essa possibilidade com o colapso dos leitos de UTI pela demanda crescente. Para o especialista, é a colheita do que foi plantada na semana do pré-carnaval, produzindo a imperativa necessidade de agora as pessoas se manter em maior isolamento, evitando por qualquer razão precisar de internação nos hospitais públicos e privados sobrecarregados. 

Segundo Valentim, só na última quinta-feira, 25, o RN registrou 40 mortes por covid e outros 900 pendentes de verificação. E embora os números de internações venham caindo discretamente esta semana, o especialista acha que ainda cedo para comemorar.

 Na quinta, foram registrados apenas dois óbitos por covid e até ontem, às 15 horas, não havia sido registrada uma única morte. Mesmo assim, ele alerta que é preciso manter a guarda alta. Valentim considera que essa queda seja o reflexo do aumento de leitos do estado e de uma colaboração maior da população, que ainda está longe da ideal. “Embora tenha letalidade baixa, o problema está na alta transmissibilidade do vírus”, salienta. 

Mesmo assim, desde o começo da pandemia no Brasil, em março, a média de óbitos nas UTIs no RN é de duas mortes para cada três casos em UTI, o que dá mais de 66% – um percentual extremamente elevado. Hoje, em torno de 1.098 pessoas estão internadas por covid-19 no RN, sendo 684 na rede pública e 414 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 90,6% na rede pública e continua em 100% na rede privada. Só nos leitos críticos, os internados ultrapassam os 603.


Com informações do Agora RN



Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA