ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

CONSUMO DE OXIGÊNIO EM CILINDROS CRESCE 90% ENTRE FEVEREIRO E MARÇO EM HOSPITAIS DO RN, DIZ EMPRESA FORNECEDORA DA SESAP

Caminhão transporta cilindros de oxigênio — Foto: Marcelo D. Sants/Estadão Conteúdo


Somente a rede estadual de Saúde do Rio Grande do Norte registrou aumento de 90% no consumo diário de oxigênio em cilindros, entre fevereiro e 21 de março de 2021. O consumo de oxigênio líquido cresceu 28% no período. Os dados são da empresa White Martins, que fornece o insumo para a Secretaria Estadual de Saúde.

O aumento da demanda tem relação com o aumento de internações por Covid-19 no Rio Grande do Norte. Até esta segunda-feira (22), o estado registrava mais de 1.070 pessoas internadas somente com a doença.

Porém, além dos hospitais de referência, há pacientes em unidades de pronto-atendimento e outros hospitais. O oxigênio é usado no tratamento pacientes com coronavírus, mas também de outras enfermidades.

Segundo a White Martins, o aumento da demanda pelo insumo faz com que a logística e a segurança do abastecimento fiquem "muito impactadas". Ainda assim, a empresa disse que manteve o fornecimento à Sesap, mesmo diante do consumo acima do contratado.

A empresa ainda afirmou que já alertou as autoridades de saúde sobre a transformação de unidades de pronto atendimento em postos de atendimento para pacientes com Covid-19, sem um planejamento adequado envolvendo os fornecedores de oxigênio.

"Estas unidades não contam com os equipamentos de estocagem e distribuição adequados e, em geral, não permitem o acesso de equipamentos de distribuição de maior porte (carretas), agravando demasiadamente o atual estresse logístico dos recursos de distribuição disponíveis no país. Vale reforçar que esta prática só deve ser feita com o conhecimento prévio dos fornecedores de um insumo tão importante como o oxigênio", informou a empresa.

Para atender o aumento exponencial do consumo de oxigênio na região, a White Martins já realizou duas adequações de estocagem. Além disso, a empresa já disponibilizou oito veículos e 21 profissionais na logística de cilindros. A White Martins também realizou cinco conversões em hospitais que antes recebiam apenas oxigênio em cilindros e agora recebem o produto líquido. "Todos esses esforços visam suprir o volume crescente do consumo de oxigênio no Rio Grande do Norte", informou em nota.

A empresa ainda afirmou que é importante que as instituições de saúde utilizem o oxigênio corretamente para garantir um uso consciente deste medicamento. A companhia afirmou que alerta os clientes para que reparem todo e qualquer vazamento de oxigênio na tubulação, postos de consumo, válvulas e fluxômetros.

Mais de 60 cidades potiguares já notificaram dificuldades para abastecimento do insumo. No último fim de semana, pacientes precisaram ser transferidos às pressas de um hospital da Grande Natal, porque a quantidade de oxigênio era insuficiente.

Nesta segunda-feira (22), o estado recebeu 70 compressores de oxigênio que serão distribuídos a 12 municípios. Além disso, o estado espera receber 160 cilindros do Ministério da Saúde nesta quarta (23).

No fim de semana, o governo do estado entrou na Justiça para que a empresa ampliasse em 25% o volume de oxigênio contratado para também atender os municípios em dificuldade de abastecimento no estado. A decisão judicial determinou a medida. A empresa informou vai notificar o estado sobre a ampliação do atendimento.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA