Pular para o conteúdo principal

ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

MULHERES DO PSOL/RN PEDEM EXPULSÃO DE HOMEM QUE AMEAÇOU MANIFESTANTES COM ARMA NO ALECRIM

 


O setorial de mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) no Rio Grande do Norte emitiu nota repudiando a violência sofrida por manifestantes na última quarta-feira (25), em Natal, durante ato do Agosto Lilás, campanha de luta pelo fim da violência contra a mulher. Elas também pedem a desfiliação do agressor, identificado como o vigilante patrimonial Betuel Silva Chagas, de 39 anos.

O homem passava de moto pelo Alecrim quando se deparou com a manifestação bloqueando parte do trânsito, desceu da moto e sacou uma arma para dispersar o grupo. Ele alega que antes disso tentou convencer as pessoas a abrirem caminho e então teria sido agredido.

“Exigimos que Betuel Silva Chagas seja julgado e punido nas instâncias legais. Já iniciamos os trâmites pela retirada imediata dos seus direitos políticos como filiado ao PSOL e encaminharemos à direção nacional do partido a sua expulsão”, diz a nota.

Confira nota completa:

Unidas, mulheres de vários partidos, coletivos e movimentos sociais foram às ruas no dia de ontem, 25/08/2021, em ato de alusão ao mês do Agosto Lilás, construído com o objetivo de chamar atenção da sociedade sobre os diversos tipos de violência sob as quais estamos submetidas, e a urgente necessidade de que o Estado assuma a responsabilidade e garanta a segurança e vida das mulheres. Nesse sentido, o bairro do Alecrim, em Natal/RN, foi o local escolhido, por ter sido cenário do assassinato brutal de Joice Cilene, morta pelo seu companheiro no dia 11/08/2021 a facadas numa das calçadas das lojas do centro.

É com muito pesar e revolta, que semana a semana temos presenciado nos noticiários, os crescentes casos de feminicídio em nosso Estado, um dos mais letais do país para mulheres e pessoas LGBT. Calcula-se pelo menos 23 vítimas, desde o início da pandemia até agora, enquanto a violência doméstica cresceu em até 44,3%. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz (ISP) e publicada pelo jornal Folha de São Paulo mostrou que nos últimos 20 anos, 51% das mortes de mulheres vítimas de violência letal foram mortas por disparo de arma de fogo por arma de fogo, onde 70,04% dessas mulheres são negras, 51, 8% eram jovens de até 29 anos e 43% das vítimas fatais residiam no Nordeste do Brasil.

Apesar desse cenário, nos últimos anos, o desmonte das verbas destinadas à segurança e vida das mulheres tem sido ainda mais acelerado, e é expressiva a relação entre o aumento da violência feminicida, e a redução dessas políticas públicas. o Governo Bolsonaro nessa direção praticamente zerou o orçamento do Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, enquanto concentra os seus esforços em facilitar o acesso de armas a sociedade civil, mesmo diante da crise econômica, política e sanitária que estamos vivenciando, aprofundada por seu governo, e institucionalizando nos mais diversos campos e domínios a sua política de morte.

Nós, mulheres do PSOL, nas esferas do município, do estado e nacionalmente, sempre estivemos presentes nas lutas em defesa das nossas vidas e da vida de todas as mulheres. Nossa atuação se reflete desde o enfrentamento aos setores mais conservadores por dentro do parlamento, diante de nossa bancada feminista, como por fora dele, expressivamente nas ruas, desde a fundação do nosso partido. Organizamos campanhas, debates e diversos atos país afora. Nos comprometemos diariamente com a construção de uma nova sociedade, anticapitalista, e que necessariamente perpassa pela construção de um movimento feminista forte, e capaz de denunciar e fazer os devidos enfratamentos da violência heteropatriarcal, capitalista e racista de onde quer que ela venha.

Diante disso, é com muita revolta que presenciamos um filiado do nosso partido, mesmo que não militante e não atuante em nossas instâncias, sacar uma arma em direção ao movimento de mulheres que participava do último ato do agosto lilás. É sintomático que em um ato de enfrentamento à violência contra as mulheres um homem se sinta encorajado a enfrenta-las, armado. As imagens que estão nas mídias sociais mostram nitidamente que tenta avançar com sua moto em cima de mulheres e crianças que carregavam apenas faixas e cartazes. O mesmo saca uma arma e vai até as manifestantes apontando em direção à elas que, incrédulas, correm, gritam e pedem respeito. Uma manifestação construída por mulheres pelo fim do feminicídio foi brutalmente atacada por um homem com uma arma!

Por isso, viemos a público manifestar todo o nosso repúdio e escárnio contra a brutal violência acima relatada. Nós somos crias de Marielle Franco e não nos calaremos jamais! Não aceitaremos intimidações, e exigimos que Betuel Silva Chagas seja julgado e punido nas instâncias legais. Já iniciamos os trâmites pela retirada imediata dos seus direitos políticos como filiado ao PSOL e encaminharemos à direção nacional do partido a sua expulsão. Todo apoio e solidariedade às companheiras que foram vítimas de seus atos. Não há espaço para machismo em nossas fileiras!

Não nos calarão!
Mulheres do PSOL/RN.


Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA