ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

PRIMEIRO PERÍODO DE DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA (3) NO RN

 

O período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira (3) e segue até o sábado (8). — Foto: Ibama/Divulgação

O primeiro período de defeso do caranguejo-uçá começou nesta segunda-feira (3) no Rio Grande do Norte, o que significa que a captura e comercialização dessa espécie ficam proibidas até o próximo sábado (8).

Em 2022, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em outras quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia, entre fevereiro e março (veja datas no fim).

De acordo com a portaria 325/2020, publicada pela secretaria de Agricultura e Pesca do Ministério do Meio Ambiente (Mapa), esse período de proibição coincide com o momento em que macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie.

A portaria determina ainda que é proibido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal. A proibição vale para o Rio Grande do Norte e outros 10 estados nas regiões Norte e Nordeste - Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Se não houver o período de defeso, as espécies estariam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá, que tem grande importância ecológica e socioeconômica.

O caranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. O crescimento é caracterizado pela muda da carapaça. A reprodução é sexuada e ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude.

A espécie tem um papel fundamental para reciclagem do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar.

É também uma importante fonte de renda para famílias que comercializam os caranguejos inteiros ou beneficiados, contribuindo com a economia da região.


Períodos de defeso em 2022

  • 3 a 8 de janeiro - lua nova
  • 2 a 7 de fevereiro - lua nova
  • 17 a 22 de fevereiro - lua cheia
  • 3 a 8 de março - lua nova
  • 19 a 24 de março - lua cheia

Notícias mais lidas na semana.

BRASIL TEM A PIOR DEMOCRACIA DA AMÉRICA LATINA

SÍTIO NOVO/RN : PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO INICIOU SEMANA PEDAGÓGICA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%