ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

AEROPORTO DE NATAL: RELICITAÇÃO SEGUE TRAVADA E PRAZO PODE NÃO SER CUMPRIDO

 


Desde que a Inframérica anunciou a saída da administração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, conhecido como Aeroporto Internacional de Natal, os potiguares e usuários do serviço aéreo vivem uma enorme dúvida formada em torno do futuro do equipamento aeroportuário. Em março de 2020 a administradora resolveu devolver amigavelmente a concessão ao Governo Federal, mas segue no comando do terminal até que uma nova licitação seja feita e uma nova empresa assuma a direção da principal porta de chegada de turistas ao Rio Grande do Norte.

A relicitação vem, seguidamente, passando por readequações nos prazos. Isso acontece porque o processo está praticamente travado em uma de suas fases, e não há previsão para o fim do impasse  e para que a licitação saia do papel, proporcionando que uma nova empresa assuma a concessão e libere a Inframérica, que alega perdas milionárias a cada mês no comando do terminal. O travamento está acontecendo no Tribunal de Contas da União (TCU), que recebeu a minuta do edital da relicitação, mas não o aprovou, alegando que algumas cláusulas que tratam de pendências entre Inframérica e Governo Federal deveriam estar definidas.

No fim do ano passado, o NOVO conversou com o secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Norte, Gustavo Coelho, que nos passou a informação de que esse processo tinha um prazo para ser concluído até o fim do primeiro semestre de 2022, ou seja, até junho. Hoje, o Ministério da Infraestrutura trabalha com a previsão de que o certame seja feito em julho, mas as esperanças de que o imbróglio no TCU seja resolvido não são muitas, o que faz crer que o processo seja concluído apenas em 2023, atrasando ainda mais a aguardada mudança na administração do Aeroporto de Natal.

Com o processo no gabinete do ministro Aroldo Cedraz, relator do caso, há quatro meses, os interessados que a licitação aconteça se movimentam e se revezam em cobranças para que a pauta ande e passe para as etapas seguintes até que se finalize a relicitação. Na última quarta-feira (27), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, esteve em Brasília, para uma audiência com o ministro relator do processo no TCU.

“Precisamos de respostas e passos concretos para superar os impasses e possamos ter o processo de relicitação feito o mais rápido possível. Aqui nosso apelo para que o governo federal possa agilizar isso, adotando as tratativas necessárias”, disse a governadora em sua estadia na capital federal, que completou falando da importância do terminal: “Não estamos falando de um equipamento qualquer, é um equipamento fundamental, imprescindível para a promoção do desenvolvimento econômico e social do RN, fundamental para o turismo.”

O impasse está no valor da indenização que o Governo Federal deve pagar à concessionária, Inframérica, em compensação a investimentos não amortizados. Segundo a empresa, o valor a ser compensado gira em torno de R$ 700 milhões, enquanto que nos cálculos do Governo, o pagamento deve ser de R$ 450 milhões. O Governo defende que o edital possa ser publicado com os valores ainda indefinidos, no entanto, o Tribunal de Contas, por meio do ministro relator, não decidiu ainda como deve proceder quanto a isso, e está analisando o processo desde dezembro passado.

Caso o edital seja publicado e a licitação ocorra até o mês de julho, existe a possibilidade de que a assinatura de contrato com a nova concessionária aconteça até dezembro deste ano. Caso o processo não ande e o edital precise de valores definitivos, que serão estipulados por meio de uma auditoria independente contratada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a previsão de realização da licitação vai para o primeiro semestre de 2023, com o contrato podendo ser assinado até o fim do ano, o que atrasaria todo o processo em cerca de um ano.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA