VÍDEO: ESTAÇÃO FLAGRA MAIS DE 300 METEOROS NO CÉU DO BRASIL
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mais de 300 meteoros foram registrados entre a noite de quarta (4) e a madrugada de quinta-feira (5) na estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina. Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, pelo menos 120 deles eram detritos do cometa Halley e fazem parte da chuva ETA Aquáridas, considerada a primeira grande chuva de meteoros de 2022.
De acordo com Justino, que é membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), os meteoros da ETA Aquáridas começaram a aparecer por volta das 3h de quinta.
"Foi uma noite favorável porque praticamente o céu estava bem limpo, sem a presença de nuvens. A lua também não atrapalhou com a sua luminosidade desta vez. E isso coincidiu justamente em uma época que acontece o pico da chuva de meteoros", afirmou o astrônomo.
De acordo com a Bramon, a atividade da Eta Aquáridas, começou em 21 de abril e vai até 12 de maio. O pico da chuva, no entanto, acontece entre as noites de 4 a 6 de maio. "Provavelmente, na próxima madrugada, o fenômeno vai se repetir com um grande número de meteoros", disse Justino.
Veja vídeo acima.
Com informações do G1
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos