O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.
AGOSTO BRANCO: UM ALERTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PULMÃO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Doença de avanço silencioso e muitas vezes mortal, o câncer de pulmão é, desde a década de 1980, o primeiro em mortalidade no mundo. No Brasil, desponta como o segundo mais comum entre homens e mulheres. Instituída há cinco anos, a campanha Agosto Branco convoca as pessoas, principalmente as fumantes, a se informarem sobre a doença e tomarem os devidos cuidados preventivos caso estejam no grupo de risco mais óbvio. Em Natal, estão sendo realizadas pesquisas que visam tornar o diagnóstico precoce desse tipo de câncer mais presente entre a população.
O câncer de pulmão tem o tabagismo como causa principal, sendo 85% dos casos relacionados ao cigarro. “Dois fatores fazem essa doença ser tão temível: ela tem letalidade e frequência elevadas. Vários cânceres são mais letais que o de pulmão, mas não são tão frequentes quanto ele”, afirma o cirurgião de tórax Carlos Alberto Almeida de Araújo. O câncer de pulmão costuma ser diagnosticado em estágios avançados, já que os sintomas iniciais não são muito claros.
Parar de fumar ainda é a maior prevenção contra o câncer de pulmão. O problema é que a doença tem um avanço silencioso, e quando os sintomas surgem de forma mais evidente, o estágio já pode estar avançado. “Quando o assunto é esse tipo de câncer, a gente deve trabalhar no campo das probabilidades. Se a pessoa já é fumante ativa há algum tempo, e está na casa dos 55 a 75 anos, ela deve ter a consciência de que é alguém apta a ter um câncer de pulmão”, explica.
Segundo o médico, qualquer sinal diferente do cotidiano pode ser um alerta a ficar atento. No caso do câncer de pulmão, os sintomas mais comuns são a tosse com expectoração de sangue e mucosa, dor no peito, rouquidão, falta de ar, e perda de apetite seguida de perda de peso. “Muitos dessa lista são sintomas próprios do sistema respiratório, mas pra quem já é um fumante ativo há uns 20 ou 30 anos, são sinais que não devem ser ignorados”, enfatiza.
O tabagismo é o problema maior, e o cirurgião evidencia o cigarro eletrônico como parte atual disso. Também conhecidos como vaporizadores, eles possuem capacidade de desenvolver dependência da nicotina ainda maior que o cigarro comum, além de causar, em curto prazo, danos respiratórios e cardiovasculares. “Deve ser evitado e combatido. É mais uma artimanha da indústria do tabaco para burlar as leis”, completa.
Há ainda uma pequena porcentagem de pessoas que não adquirem o câncer pulmonar por causa direta do cigarro. Entre os fatores de risco associados à doença, há a poluição ambiental; exposição a determinados gases e metais pesados, principalmente no trabalho, como sílica; e os fumantes passivos, que são aqueles que convivem com pessoas fumantes no mesmo domicílio ou no ambiente de trabalho, além de alguns fatores genéticos.
Busca ativa
A busca ativa pelo diagnóstico precoce de câncer de pulmão é algo que poderia reduzir bastante a mortalidade nesse segmento, e incentivou uma série de novas pesquisas que Carlos Alberto Almeida está coordenando. “Deveria ser implantado como um programa de saúde pública, e é nesse sentido que nossos esforços estão sendo empreendidos”, diz. A pesquisa desenvolvida pela UFRN foi iniciada em 2019, por meio de uma parceria entre o Departamento de Medicina Integrada, e o serviço de radiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
Devido a pandemia, os estudos ficaram mais vagarosos durante dois anos, sendo retomados com força a partir do início de 2022. O médico ressalta que, desde 2011, estudos clínicos científicos mostram o impacto na redução da mortalidade do câncer de pulmão em 21%, através do diagnóstico precoce. O ponto desse estudo consiste no uso de uma tomografia computadorizada de baixa dose para pessoas de alto risco, que são fumantes entre 50 e 75 anos, ou ex-fumantes que pararam há menos de 15 anos.
A pesquisa é realizada junto a homens e mulheres do grupo de alto risco, que são devidamente acompanhados pelo médico e os estudantes de medicina que o estão acompanhando nesse processo. Essas pessoas participam espontaneamente das pesquisas. Elas lêem e assinam um termo de livre consentimento, após serem entrevistadas pelos estudantes, tudo aprovado pelo comitê de ética. O procedimento consiste em três etapas, realizadas de forma segura para os pacientes voluntários.
A primeira etapa consiste no exame tomográfico com a radiação baixa, similar a um raio X. Se deu alguma alteração, o paciente já é encaminhado para um ambulatório que decidirá o que fazer, se for o caso da cirurgia de um nódulo. Se não aparecer nada, o paciente é liberado. Um ano depois, a pessoa é submetida outra vez ao mesmo exame. Se der negativo, a pessoa volta mais um ano depois para um novo exame. Se tudo estiver bem, a pessoa é liberada.
Às quintas e sextas, médico e estudantes se reúnem para analisar as tomografias que foram realizadas. Carlos Alberto Almeida faz questão de ressaltar que os pacientes que passam pela pesquisa são encorajados a parar de fumar. “Se a pessoa tem mais de 55 anos e uma exposição constante ao tabagismo crônico, a chance dela ter um câncer é alta. É algo que faz parte das estatísticas, por isso é essencial que ela repense seus hábitos”, afirma.
A pesquisa que Carlos Alberto está conduzindo é promissora e despertou o interesse de ser ouvida fora do país. Ela será apresentada em um evento da Internacional Association for The Study of Lung Cancer (IASLC), na cidade de Nara, no Japão, nos próximos dias 27 a 29 de outubro. Segundo ele, o evento representa a maior instituição científica mundial no campo das doenças pulmonares.
Para o docente, os congressos da IASLC têm relevância acadêmica e científica, o que significa “um grande marco, uma grande conquista e um reconhecimento de uma entidade de grande prestígio internacional, voltada exclusivamente para o estudo, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de pulmão, que é a maior causa de morte por câncer no mundo”, com a divulgação do trabalho, Carlos Alberto espera ainda que o programa seja implantado na rede pública para atender todas as pessoas que tenham risco de desenvolver câncer de pulmão.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Notícias mais lidas na semana.
PESQUISA: 57% CONSIDERA LULA CULPADO; 95% QUEREM LAVA JATO CONTINUANDO
Estadão A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. O País, porém, está rachado em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos. “Os resultados mostram que a Lava Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio”, disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. “Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta.”
INSCRIÇÕES PARA I MOSTRA FILMES POTIGUARES SEGUEM ATÉ SEGUNDA-FEIRA (28)
As inscrições para a I Mostra Anchieta Fernandes de Filmes Potiguares, promovida pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte – ABDeC/RN, podem ser feitas até a próxima segunda-deira (28). A Mostra faz parte da programação do I Fórum Audiovisual do Rio Grande do Norte, que acontece dias 2 e 3 de abril. O evento tem como objetivo reunir realizadores, produtores e demais profissionais do audiovisual do estado e dar visibilidade às produções potiguares. Nesta primeira edição, será homenageado o jornalista, poeta e pesquisador cinematográfico Anchieta Fernandes. Nascido em Caraúbas, foi um dos provocadores da geração do poema processo e autor do livro “Ecran Natalense”. Para participar, os interessados podem inscrever filmes de curta metragem, com temática e gêneros livres, com duração de até 20 minutos. O material também deve ter sido finalizado a partir de 2013. No total serão destinados na mostra 45 minutos para filmes de Natal e Reg...
PREFEITO JOSIMAR PARTICIPA NO DISTRITO DE REDENÇÃO DA REABERTURA DO POSTO DE SAÚDE
Prefeito, vice-prefeito e secretária com vereadores e equipe da saúde do posto em Redenção O prefeito municipal de Santo Antônio, Josimar Ferreira, participou na manhã desta segunda-feira (09) da reabertura do posto de Saúde do distrito de Redenção, a unidade iniciou com a retomada dos serviços médicos à população, o prefeito conheceu a nova equipe de trabalho da saúde do distrito e ao mesmo tempo conversou com a população que estava presente na unidade. Segundo o novo diretor do posto de saúde de Redenção, João Mendonça, os serviços começam a parti de hoje, porém com algumas restrições devido as condições como foi entregue a situação da unidade, Josimar ainda pode presenciar o primeiro atendimento do ano que foi o paciente seu Luiz, o prefeito tem percorrido e acompanhado de perto nessas duas semanas de gestão todos os setores da administração. "Estamos fazendo o possível para atender as necessidades da população neste primeiro mo...
Postagens mais visitadas deste blog
LOJA JC FERREIRA E MARCA "ONÇA BRAVA" , REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO DOS FUNCIONÁRIOS, EM SANTO ANTÔNIO
Funcionários da JC e da Onça Brava Aproximadamente duas décadas no mercado de confecções e serviços em Santo Antônio, a loja que veste o Agreste, JC Ferreira Confecções e a nova MARCA que vem ganhando força e a cada dia vem vestindo com elegância o público masculino e feminino a "ONÇA BRAVA" A FERA QUE VESTE VOCÊ, realizaram juntas a confraternização de final de ao para os seus funcionários e amigos. A confraternização aconteceu na noite deste sábado ( 17), fundada pelos irmãos Josimar Custódio e Josimilson Custódio, a JC Ferreira durante todos esses anos além da geração de emprego, tem se tornado uma verdadeira família para milhares de pessoas que passaram pela loja como funcionário ou não, porém os irmãos foram mais além, criaram a MARCA "ONÇA BRAVA" uma forma de inovar no quesito confecções, como também de levar o nome da cidade, Muito emocionado e licenciado das atividades da loja, onde assumirá o executivo municipal em Janeiro de 2017, o prefe...
SANCIONADA EM JULHO POR MICHEL TEMER, REFORMA TRABALHISTA ENTRA EM VIGOR NESTE SÁBADO
Às vésperas de entrar em vigor neste sábado, 11, a reforma trabalhista, sancionada em julho pelo presidente Temer, promete no prazo de um ano aumentar e muito as vagas disponíveis no comércio varejista que, junto com o setor de serviços, lidera a oferta de empregos no mercado de trabalho em Natal. Pelo menos essa é aposta do presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Augusto Vaz, dentro do que ele considera uma “revolução tardia” na obsoleta Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Inspirada na Carta del Lavoro, do líder fascista italiano Benito Mussolini e que rege a legislação brasileira desde os tempos do presidente Getúlio Vargas. A novidade, entre tantas outras trazidas pela reforma, amplia o peso das negociações entre empresas e sindicatos ou empregados, permitindo que esses acordos se sobreponham ao legislado. É o chamado “acordado” sobre o “legislado”, que flexibiliza interesses de empregadores e empregados, com a vantagem de manter direitos dos trabalhadores ...
PESQUISA: 57% CONSIDERA LULA CULPADO; 95% QUEREM LAVA JATO CONTINUANDO
Estadão A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. O País, porém, está rachado em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos. “Os resultados mostram que a Lava Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio”, disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. “Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta.”