O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
POLICIAL REFORMADO E CANDIDATO A DEPUTADO WENDEL LAGARTIXA É SOLTO
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Wendel Lagartixa tem perfis com milhares de seguidores nas redes sociais
O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, o Wendel Lagartixa (PL), teve sua prisão temporária revogada no fim da manhã desta quinta-feira (15). Além dele, também teve a revogação da prisão o sargento da PM Francisco Rogério da Cruz. Ambos foram denunciados por participação em triplo homicídio que ocorreu no mês de abril, na Redinha.
De acordo com o advogado João Antônio Dias, que representa Wendel Lagartixa, a decisão para a soltura do candidato a deputado ocorreu porque o juiz acatou a tese de que, neste momento, não havia requisitos suficientes para justificar a prisão de Lagartixa e de Francisco Rogério.
"O juiz entendeu que não há necessidade de mantê-lo preso no curso do processo, não havia requisitos suficientes", disse.
Na decisão, o juiz José Armando Dias indeferiu o pedido do MP para fazer da prisão temporária uma prisão preventiva. "Indefiro, pois, o pedido de prisão preventiva manejado pelo MP em desfavor dos acusados e, estando já encerrada a investigação policial, hei por bem revogar a ordem de prisão temporária anteriormente expedida em desfavor dos entes indiciados Wendel Fagner Cortez de Almeida, Francisco Rogério da Cruz (sargento do PM da ativa) e João Maria de Costa Peixoto", disse o juiz.
Denúncia
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia contra Lagartixa, Francisco Rogério, João Maria da Costa Peixoto, conhecido como João Grandão e um quarto suspeito de envolvimento por três homicídios consumados e três tentados, cometidos em Natal. Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo foram mortos a tiros no dia 29 de abril deste ano, dentro de um bar no bairro da Redinha, na zona Norte da capital potiguar.
De acordo com Márcio Lemos, diretor da DHPP, os dois presos na Operação e o foragido participaram diretamente dos homicídios. Segundo o delegado, há fortes indícios que apontam que os acusados participam de um grupo de extermínio, mas o foco da operação foi somente o caso envolvendo o triplo homicídio na Redinha.
Wendel Lagartixa já havia sido preso pela operação Hecatombe, da Polícia Federal, em 2013, acusado de parte de um grupo de extermínio. Em maio de 2015, ele foi solto porque a Justiça entendeu que o prazo da prisão preventiva estava extrapolado. O PM reformado havia sido apontado como um dos líderes da organização criminosa à época. Ele também esteve envolvido em outras operações, como a Fronteira da Polícia Civil.
João Maria da Costa Peixoto foi apontado pelo Ministério Público como líder de um suposto grupo de extermínio. Na época, o ex-militar e outros 14 policiais foram presos suspeitos de terem executado 26 pessoas na Região Metropolitana de Natal.
Candidatura
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu por unanimidade a candidatura a deputado estadual de Wendel Lagartixa. A relatora dos autos, juiza Erika Paiva, disse no seu voto que nenhum pedido de impugnação ou noticia de inelegibilidade foi apresentada contra o pedido de registro de candidatura, embora o Ministério Público Eleitoral tenha apresentado parecer por seu indeferimento, aduzindo que ele teria sido condenado em ação penal pela prática de crime hediondo, tipificado no artigo 16, da lei 10.826/2003 (Lei do Desarmamento).
Já o candidato alegou que o crime pelo qual foi condenado, refere-se a posse de munição e acessórios de uso restrito e não a posse ou porte ilegal de arma de uso proibido, "o que exclui o caráter hediondo da conduta" nos moldes expressos no artigo 1, parágrafo único, inciso II, da lei 8.072/90, alterada pela lei 13.964/2019.
A juiza Erika Paiva relatou que a extinção de punibilidade contra o candidato por cumprimento da pena transcorreu na data de 04 de junho de 2021. "Não obstante o candidato se encontre, atualmente, privado de liberdade em decorrência de ordem de prisão temporária, tal fato não configura impedimento ao deferimento do pedido de registro de candidatura, vez que a natureza cautelar, tem por objetivo de resguardar o trâmite do processo penal, não implica em suspensão dos direitos políticos", entendeu a magistrada.
Em Brasília para reuniões com o Governo Federal, a governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu mudar a agenda que teria nesta terça-feira (14) e quarta (15), e se reuniu com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o Meio Dia RN, com o BG, vai haver uma reunião com a cúpula de segurança do RN e a cúpula da segurança do Governo Federal para traçar estratégias de combate ao crime. Além disso, há a informação de que haverá também o reforço da segurança pública com o apoio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos dias. A aeronave deverá ser usada para transportar lideranças de facção criminosa e que estão ocupando vagas no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Desde a madrugada desta terça que o Rio Grande do Norte vive momentos de apreensão por conta de um "salve", decretado por uma facção criminosa potiguar. A informação é que a ordem tenha partido de dentro de presídios.
Estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer matrícula nas instituiçoes para as quais foram selecionados até quarta-feira (8). As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu, disponível no ambiente de inscrição do candidato, na página do programa . Há instituições que disponibilizam endereço eletrônico para o envio da documentação. As dicas de como acessar esse serviço, quando for o caso, também constam no boletim. Nesta edição, foram oferecidas 226.349 vagas para cursos de graduação em 128 instituições públicas participantes, 63 delas em universidades federais. Segundo o Ministério da Educação, 1.073.024 se inscreveram para esta edição do Sisu. Lista de espera Os estudantes inscritos no programa que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso, independentemente...
Um levantamento feito pela Fundação Abrinq apontou que quase 11 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão em situação de extrema pobreza. A edição de 2023 do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que compila dados de 2021, mostrou que jovens entre 0 e 14 anos nesta situação vivem com 11 reais por dia. Os 10,6 milhões em situação de pobreza representam um aumento expressivo de 38% na comparação com 2020, quando eram 7,7 milhões de crianças e adolescentes. À CNN Rádio , o gerente executivo da Abrinq Victor Graça contou que há 10 anos a fundação lança a publicação, utilizando dados públicos do IBGE e da Pnad, por exemplo. “As causas para o aumento significativo na pobreza passam pelo desemprego, que afeta diretamente as crianças, viver com 11 reais ao dia é praticamente impossível.” Segundo ele, a pandemia de Covid-19 trouxe um “impacto imenso” na mortalidade materna, que teve um aumento de quase 100% entre 2019 e 2021. Mesmo diante desse qu...
Após três anos e seis meses chegou ao fim o comando do então capitão, atualmente major, Henrique de Sá em Goianinha. Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (19), aconteceu a transmissão de comando para o capitão Issac Leão, que a partir de agora será responsável pelo efetivo de Goianinha e mais oito municípios da região Agreste e Litoral Sul. O ato aconteceu na sede da 3ª Companhia, r eunindo autoridades políticas e policiais, bem como secretários municipais, conselheiros tutelares e sociedade civil. O prefeito Berg Lisboa, o ex-prefeito Junior Rocha e o presidente da Câmara de vereadores Odilon Barbalho estiveram entre os presentes. Em seu discurso, o prefeito Berg Lisboa agradeceu ao empenho de Henrique de Sá à frente da PM no município e, ao mesmo tempo, desejou que o novo comandante realize um grande trabalho em Goianinha. “O capitão Henrique aproximou a população e a gestão da entidade Polícia Militar, durante o tempo que esteve entre nós, e isso é algo positivo...
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) prossegue nesta segunda-feira, 25, pela manhã, com o cadastramento dos aprovados nos campi de Natal e Macaíba, além de iniciar as matrículas dos aprovados nas unidades da instituição no interior, de acordo com o seguinte cronograma de aprovados por opção: Natal e Macaíba: Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Florestal, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia. Caicó: Ciências Contábeis, Matemática, Sistemas da Informação. Currais Novos: Administração e Turismo. Santa Cruz: Fisioterapia e Nutrição. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O procedimento continua no período vespertino, para aprovados em outros cursos, de acordo com o detalhamento descrito no item 5.3 do edital de ingresso nos cursos de graduação da UFRN por meio do SiSU para o ano de 2016. Vagas rem...
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo. Com a decisão, a alteração poderá ser feita por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório. Por unanimidade, a autorização já tinha sido dada no dia 1º de março deste ano, quando o Supremo julgou uma ação mais ampla sobre a questão. O caso voltou à pauta em função de outro processo que trata do tema e que ficou pendente de julgamento.