MÉDICOS ANESTESISTAS SUSPENDEM PARALISAÇÃO E CIRURGIAS ELETIVAS SÃO RETOMADAS NO RN
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Os médicos anestesistas da Cooperativa dos Anestesiologistas do RN (Coopanest-RN) decidiram nesta sexta-feira 13 suspender a paralisação das atividades iniciada no dia 15 de dezembro do ano passado. A cooperativa é contratada pela Prefeitura de Natal e pelo Governo do estado para realização de cirurgias pela rede pública de saúde.
Durante o período de 28 dias, os atendimentos de urgência e emergência foram mantidos, mas procedimentos como cirurgias eletivas e exames ficaram paralisados, o que causou superlotação no Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo.
A decisão da cooperativa de voltar ao trabalho ocorreu por meio de votação, após uma reunião realizada com representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde e o pagamento de parte dos recursos pelo poder público.
Segundo a Coopanest-RN, os profissionais decidiram voltar ao trabalho mesmo ainda existindo uma dívida de cerca de R$ 1 milhão. A cooperativa se disponibilizou para fazer mutirões, a depender de uma possível demanda do poder público, para realizar as cirurgias atrasadas ao longo do último mês.
A Cooperativa dos Anestesiologistas do RN encerrou o ano de 2022 com um atraso de 6 meses consecutivos. O contrato da cooperativa com o Município tem a somatória de verbas do Município, do Estado e da União. A dívida somava um valor total R$ 3.322.952,79. Segundo a cooperativa, o Governo do Estado não honrou o pagamento referente aos meses de julho e agosto.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos