ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

SESAP PEDE QUE PREFEITURAS APRIMOREM SUAS REDES PARA DESAFOGAR WALFREDO GURGEL

 

Foto: Reprodução     

Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) soltou uma nota nesta sexta-feira 28 em que presta contas de ações adotadas para diminuir a superlotação no Hospital Walfredo Gurgel, o maior da rede pública potiguar. Segundo a pasta, contudo, as ações não têm sido suficientes devido às falhas na assistência em municípios, especialmente na Região Metropolitana de Natal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacidade de realização de cirurgias ortopédicas cresceu 15% na rede estadual nos anos recentes, como parte de um esforço para diminuir a sobrecarga sobre o Walfredo. Após a reestruturação, foram mais de 10 mil atendimentos realizados apenas no primeiro semestre deste ano na rede toda.

Mesmo assim, enfatiza a Sesap, o Walfredo continua superlotado, com pacientes nos corredores. No intervalo de um mês, o hospital realizou 585 procedimentos ortopédicos, o que dá uma média de 20 por dia. Ao mesmo tempo, a Sesap ampliou o fluxo das unidades de retaguarda para cirurgias ortopédicas, como o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, a Prontoclínica Paulo Gurgel e o Hospital Memorial, que hoje também estão atuando em capacidade material e profissional máxima.

“As informações indicam que a grande maioria dos pacientes são provenientes de municípios da Região Metropolitana, muitos dos quais chegam ao hospital por demanda espontânea e com casos clínicos de baixa complexidade que fogem do perfil do Walfredo Gurgel, em virtude da falha na cobertura da rede ortopédica nesses municípios”, declarou a Secretaria de Saúde, em nota.

A Sesap enfatiza que “o fluxo montado para absorção da demanda vem funcionando periodicamente, o que fez com que os corredores do Walfredo Gurgel estivessem vazios por diversos meses desde o fim de 2022, como foi constatado pelo Ministério Público”.

“No entanto, como denotam os dados e informações, a situação episódica atual não se soluciona definitivamente por um esforço único da Sesap. Portanto, a Secretaria torna a destacar a necessidade de um trabalho dos municípios, dentro da lógica de cooperação que rege o SUS, na estruturação de serviços para baixa complexidade ortopédica, mantendo a capacidade do Walfredo Gurgel totalmente voltada aos atendimentos de alta complexidade”, afirma o governo.

Ministério Público aciona Justiça para esvaziar corredores do Walfredo Gurgel

A nota do governo é publicada um dia depois de o Ministério Público Estadual acionar a Justiça para que sejam adotadas medidas por parte do Governo do Estado para que haja o “esvaziamento de pacientes internados”.

O MPRN pediu que a Justiça determine que a Sesap informe se efetivou a plena regulação da porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho. Além disso, a Secretaria deve comprovar se estruturou a Central de Acesso às Portas Hospitalares (CAPH) com 11 médicos clínicos com carga horária de 20h ou 6 médicos com carga horária de 40h com vistas a completar 44h de jornada de trabalho, totalizando 62 plantões. Para esse dado, deve ser considerado o plantão de 24h, durante 7 dias na semana e um mês de 31 dias.

Essa Central tem como finalidade direcionar os usuários do SUS, notadamente, os usuários transportados pelas ambulâncias tipo A (“brancas”) junto às portas de entrada das unidades hospitalares de referência, respeitando o perfil hospitalar estabelecido pela própria Sesap.

Notícias mais lidas na semana.

FÁTIMA MUDA AGENDA EM BRASÍLIA E CONSEGUE APOIO PARA RETIRAR LÍDER DE FACÇÃO DE PRESÍDIOS DO RN

SELECIONADOS NA CHAMADA REGULAR DO SISU PODEM SE MATRICULAR ATÉ QUARTA

BRASIL TEM QUASE 11 MILHÕES DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ABRINQ

Postagens mais visitadas deste blog

AUTORIDADES PARTICIPAM DE TRANSMISSÃO DE COMANDO DA POLÍCIA MILITAR EM GOIANINHA

UFRN INICIA CADASTRAMENTO DE APROVADOS NO INTERIOR NESTA SEGUNDA-FEIRA

STF CONFIRMA QUE TRANSEXUAL PODE ALTERAR REGISTRO CIVIL SEM CIRURGIA