ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

BUTANTAN INICIA TESTES DE SORO ANTICOVID EM HUMANOS AINDA NESTE MÊS

 

Foto: reprodução



Os pesquisadores do Instituto Butantan receberam na tarde de hoje o aval definitivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e vão se reunir na próxima segunda-feira (5) para definir os últimos detalhes e começar a testar o soro anticovid em humanos infectados pelo novo coronavírus.

A Anvisa anunciou na semana retrasada a liberação dos testes pelo Butantan, embora tenha requisitado mais documentos e comprovações científicas da eficácia do soro ao instituto paulista, que correu para viabilizar os registros. O aval definitivo veio na sexta-feira (2).

Na segunda-feira, os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do composto vão se reunir pela manhã para definir os detalhes no ensaio clínico.

Sabe-se que o fármaco será aplicado em pessoas infectadas pela doença que estão internadas em hospitais em estado moderado ou grave. Mas cabe aos cientistas, agora, definir quais serão os grupos etários dos voluntários, a quantidade de doses que serão aplicadas em cada pessoa e em quais hospitais os testes serão realizados.

Nos bastidores do Butantan, o avanço do soro anticovid é comemorado tanto quanto o desenvolvimento das vacinas CoronaVac e Butanvac. Isso porque o soro, caso se prove eficiente em humanos, será o único medicamento comprovadamente eficaz contra a covid-19.

Até agora, o soro só foi testado em animais, como hamsters, e atingiu todas as expectativas dos cientistas em relação à eficácia. Os animais, infectados pelo vírus e após desenvolverem um caso grave, receberam uma dose do soro e apresentaram melhora clínica “muito significativa”, principalmente no combate à inflação nos pulmões, segundo uma fonte que coordena os estudos.

Imbróglio com Anvisa

A liberação dos testes do soro em humanos veio após semanas de mal estar entre os cientistas do Butantan e a Anvisa, que revisou os métodos de avaliação dos soros neste ano, em meio à pandemia, e requisitou dezenas de novos documentos. O desgaste chegou ao ponto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cobrar publicamente a agência regulatória pela liberação do remédio.

Os cientistas tiveram de realizar novos testes para atender aos pedidos da agência, atrasando o processo de liberação em cerca de dois meses.

O incômodo dos cientistas do laboratório paulista se deu, principalmente, porque nunca haviam encarado tantos entraves para a liberação de um soro. O Butantan produz soros —principalmente para picadas de serpentes— há mais de 120 anos e é um laboratório de referência na produção desses compostos na América Latina.

Os estudos clínicos do soro estão sendo conduzidos pela diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, Ana Marisa Chudzinsk Tavassi, pelo infectologista Esper Kallás, da USP (Universidade de São Paulo), e pelo nefrologista José Medina, ambos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.

UOL

Notícias mais lidas na semana.

SINE-RN, OFERECE NESTA SEXTA-FEIRA ( 08 ), MAIS DE 27 VAGAS DE EMPREGO

PROJETO PREVÊ PARTILHA DO DPVAT COM ESTADOS E MUNICÍPIOS, E INDICA CNM PARA O CONTRAN

JUSTIÇA DO RN BLOQUEIA BENS DE PREFEITO E EMPRESÁRIOS DE SERRA NEGRA DO NORTE

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%