RN SUSPENDE APLICAÇÃO DA VACINA ASTRAZENECA EM GRÁVIDAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Rio Grande do Norte suspendeu nesta terça-feira (11) a aplicação da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford em grávidas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap-RN). A decisão se deu após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado, nesta segunda-feira (10), a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.
A vacina vinha sendo usada, em alguns estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.
O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".
A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
Já o Ministério da Saúde afirma que investiga o caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro após ter sido imunizada com a vacina AstraZeneca. Em nota enviada à coluna Painel, da Folha, a pasta ainda diz que "reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades."
A vacinação no RN segue para puérperas com comorbidades, que são mulheres que deram à luz há 45 dias.
No Rio Grande do Norte as grávidas com comorbidades estavam sendo vacinadas apenas com o imunizante Astrazeneca. A vacina da Pfizer é aplicada apenas em Natal e não foi disponibilizada para esse público. Já a Coronavac está sendo aplicada apenas para 2ª dose por causa da escassez do imunizante.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos