ABC É DERROTADO PELO TOMBENSE POR 3 A 0 E CHEGA 12 JOGOS SEM VITÓRIAS NA SÉRIE B

Imagem
  O ABC chegou ao seu 12º jogo seguido sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro perdeu do Tombense por 3 a 0, nesta quinta-feira (7), fora de casa. A partida marcou a estreia do técnico Argel Fuchs no comando do time potiguar. Os gols da partida foram marcados por Fernandão, no primeiro tempo, enquanto Matheus Frizzo e Alex Sandro deram números finais ao confronto na segunda etapa. Com a derrota, o ABC segue na última posição do campeonato, com 16 pontos conquistados após 27 rodadas. O time está a 11 pontos do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Avaí. Já o Tombense chega aos 25 pontos e pode sair da área de descenso na próxima rodada. O ABC volta a campo na próxima sexta-feira (15), em partida contra o Sport, no Frasqueirão. O confronto está marcado para as 21h30.

GOVERNO DO RN ANUNCIA REAJUSTE PARA SERVIDORES DA EMATER-RN

 


A governadora Fátima Bezerra anunciou hoje o reajuste salarial para técnicos de nível médio da Emater-RN. O salário inicial da categoria vai passar de R$ 2.040 para R$ 2.903 a partir de março de 2022, representando um aumento de 42%. A solicitação do pleito contou com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e da diretoria da Emater-RN.

Desde 2010, essa parte da categoria esperava a correção de uma distorção provocada pela Lei 435/2010 - Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) – que estabeleceu um vencimento, para os técnicos, de 44% do que recebem os servidores de nível superior. Antes da lei, essa diferença era menor: os técnicos recebiam cerca de 70% do salário dos servidores com terceiro grau.

Com esse reajuste, os técnicos de nível médio passam a receber 55% dos vencimentos dos servidores de nível superior. A proposta da categoria seria chegar aos mesmos 70% de antes da lei, mas devido à situação fiscal do Governo do Estado, as discussões serão retomadas a partir do primeiro semestre de 2023. Além da diminuição da diferença entre os níveis médio e superior, os técnicos de nível médio receberão 15% de atualização da tabela do PCCR (já considerados no aumento que totalizou 42%) e duas mudanças de nível, de acordo com o tempo de serviço de cada servidor. Os dois últimos benefícios contemplarão também os profissionais de nível fundamental e superior, a partir de 2022.

“Não tem mágica, não tem milagre. São números e orçamento, mas ousadia e sensibilidade para darmos esse passo, por entendermos o papel do servidor público. A Emater tem um papel estratégico, pois lida com a política essencial da agricultura familiar”, disse a governadora Fátima Bezerra. Na ativa, a Emater possui 123 servidores de carreira de nível médio, 65 de nível superior, além de 15 de nível fundamental.

A reunião para anunciar a recomposição salarial dos técnicos de nível médio ocorreu na Governadoria e teve a presença do vice-governador, Antenor Roberto, do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima, do diretor administrativo-financeiro da Emater, Franki Souza, Edson Zumba, presidente da Associação de Servidores da Emater (Assema), Pedro Lopes, consultor geral do Estado, entre outros participantes.

“Esse momento é de extrema importância para a agricultura familiar e para a Emater. São salários há quase 12 anos sem nenhum tipo de reajuste. Além disso, corrige a situação de discrepância entre nível médio e nível superior, de 44% entre ambos, o pior índice do Brasil”, considerou o secretário Alexandre Lima.

Outra reivindicação dos servidores da Emater é a realização do concurso público, lembrou durante a reunião o presidente da Assema, Edson Zumba. Sobre esse quesito, a governadora Fátima Bezerra reafirma o compromisso do governo que, ao realizar um planejamento, terá condições de repor o quadro da autarquia. Ela adianta que, no momento, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) só permite concursos para a saúde, segurança e educação. “A Emater está na nossa lista de prioridades para a realização do concurso.

O presidente da Assema lembrou que a Lei do PCCR, de 2010 não foi totalmente implantada, deixando de lado o incentivo à qualificação e outros enquadramentos, e pediu que o Governo do Estado avaliasse a situação dos servidores de nível fundamental do órgão.

Representando, na reunião, os servidores de nível médio, o técnico agrícola Lucivaldo Vieira disse ser hoje um dia histórico, após 11 anos de espera. “Sofremos com um plano que subjugou os extensionistas de nível médio, diminuindo o percentual do nosso salário em relação ao nível superior.

Notícias mais lidas na semana.

BRASIL TEM A PIOR DEMOCRACIA DA AMÉRICA LATINA

SÍTIO NOVO/RN : PREFEITURA ATRAVÉS DA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO INICIOU SEMANA PEDAGÓGICA

Postagens mais visitadas deste blog

PESQUISA BG/SETA/GOIANINHA/PREFEITO: NA ESTIMULADA, NIRA TEM 41,94%; E BERG APARECE COM 24,07%

PESQUISA BG/SETA/JUCURUTU/PREFEITO: NA ESPONTÂNEA, IOGO TEM 37,2% E VALDIR TEM 20,9%

PESQUISA BRÂMANE/AVALIAÇÃO/PRESIDENTE: DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO É DE 61,3%; APROVAÇÃO É DE 33,1%